Como explorar as Competências Gerais da BNCC

13/06/2018 | Conviva Educação
Cover 1novo

Educadores de todo o país estão envolvidos com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): as secretarias sabem a necessidade de elaboração de um novo currículo, as escolas pensam nas adequações de seus projetos político-pedagógicos, os professores reavaliam os planejamentos e as famílias percebem as novidades para 2019 e 2020 nas escolas.

Na reportagem O Essencial sobre a BNCC, indicamos os materiais essenciais para as secretarias municipais de educação saberem mais sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): são vídeos com mitos e verdades sobre a Base, o guia de implementação, linha do tempo e muito mais.

Com o apoio do Movimento pela Base Nacional Comum, o Conviva lista abaixo novos materiais que vão apoiar estudos das secretarias sobre as competências gerais indicadas na BNCC.


Como articular?

Conheça a Plataforma Competências na BNCC, que conecta habilidades de cada componente curricular do Ensino Fundamental às 10 Competências Gerais da BNCC. Conforme explicado no site, a intenção dessa funcionalidade é "apoiar redes e escolas a integrar melhor as Competências Gerais nos seus currículos, sugerindo uma série de combinações para que sejam trabalhadas em conjunto com diferentes Habilidades de cada um dos componentes curriculares do Ensino Fundamental. O cardápio é vasto para que redes e escolas possam identificar as possibilidades que fazem mais sentido para o seu contexto. As sugestões também podem ser modificadas ou adaptadas, inclusive para que as Competências Gerais se alinhem à parte diversificada dos currículos."

 

Afinal, o que são as competências gerais?

Em menos de 2 minutos, entenda o que são as competências!

 

O que significa cada uma das 10 competências indicadas?

O Movimento pela Base elaborou diversos vídeos curtos nesta playlist.

Clique sobre o tema de cada competência e saiba mais sobre elas:

Conhecimento

Pensamento científico, crítico e criativo

Repertório Cultural

Comunicação

Cultura Digital

Trabalho e projeto de vida

Argumentação

Autoconhecimento e autocuidado

Empatia e cooperação

Responsabilidade e cidadania

 

Como as competências devem ser trabalhadas durante a educação básica?

No documento elaborado pelo Movimento pela Base, veja de que forma garantir a progressão das competências indicadas ao longo da escolaridade dos estudantes.

 

O que as secretarias municipais de educação precisam ter em mente para orientar o trabalho com as competências nas escolas?

Neste vídeo transmitido pelo Conviva com Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, o foco é a articulação das Competências Gerais e o planejamento de secretarias de educação, escolas e professores. 

 

Onde encontrar um quadro resumido sobre as 10 competências da BNCC?

O Instituto Inspirare elaborou um infográfico indicando o que é e para que serve cada competência. O material pode ser baixado e impresso.

 

Quais as particularidades da educação infantil na Base?

Na videoconferência do Conviva, que você confere abaixo, veja as indicações do Ministério da Educação sobre a educação infantil na BNCC.

 

Onde encontrar ainda mais informações detalhadas?

A Associação Nova Escola e a Fundação Lemann, com o apoio do Movimento pela Base, está preparando 11 Guias da Base para ajudar a entender, traduzir e aplicar em sala de aula o que está definido na BNCC. Entre eles, está o Guia sobre as Competências Gerais.

 

Ainda tenho dúvidas!

Confira o material elaborado pelo Movimento pela Base, que reuniu as respostas para perguntas frequentes sobre a BNCC. 

Notícias Relacionadas