Com o apoio do Movimento Pela Base, elegemos os materiais essenciais para as secretarias municipais de educação saberem mais sobre a Base Nacional Comum Curricular aprovada em dezembro de 2017, que já deve ser presente nas discussões das secretarias de educação e educadores neste ano e em sala de aula em 2020. Leia os textos, assista aos vídeos abaixo, indique para seus colegas e façam boas reflexões!
Leia na íntegra a versão da Base homologada pelo Ministério da Educação em dezembro de 2017.
MEC, Consed, Undime, União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE) elaboraram o material com o objetivo de apoiar gestores estaduais, municipais e escolares na elaboração da proposta curricular de suas redes, com foco no regime de colaboração entre os estados e municípios. O lançamento da primeira versão do documento, em 2017, foi assunto desta videoconferência do Conviva.
Vídeos sobre áreas de conhecimento:
Nos vídeos disponíveis no link acima, o MEC elaborou vídeos sobre Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
A Base vai padronizar o ensino? Ela foi construída de forma apressada, sem ouvir a sociedade? A Base é um ponto de partida para as secretarias repensarem a formação de professores e materiais didáticos? Veja se algumas das afirmações feitas sobre a BNCC são corretas ou não, como na imagem abaixo.
Outro material que aborda este assunto é a reportagem 32 respostas sobre a Base Nacional Comum Curricular e o vídeo abaixo.
Orientações para secretarias municipais de educação:
Na área de Gestão Pedagógica da plataforma Conviva, você encontra os objetivos, as diretrizes, informações sobre regime de colaboração e construção do currículo.
Vídeos sobre a importância, o regime de colaboração, a estrutura da BNCC e as competências gerais indicadas no documento. Abaixo, veja o vídeo das competências:
Vídeos de 1 minuto:
Uma série de vídeos curtos foram elaborados para resumir respostas a dúvidas específicas. Veja só:
O que muda na vida do professor e do gestor?
Como a base vai refletir nos materiais didáticos e avaliações externas?
Conheça os principais marcos da construção democrática da BNCC, da Constituição de 1988 à homologação em 2017.
O site de Nova Escola reuniu em um só link diversos dos materiais produzidos.