Para colaborar com a organização e o registro das iniciativas realizadas durante o ano de 2022, o Conviva disponibiliza a ferramenta de Memorial de Gestão. Mais de 440 municípios utilizaram a ferramenta em 2021. A funcionalidade possui 13 formulários que orientam quais informações devem ser documentadas nas diferentes áreas de gestão, como administrativa, pedagógica, alimentação, transporte escolar, além de uma exclusiva sobre o momento da pandemia de covid-19.
Para a equipe de sua secretaria também documentar o que de mais prioritário foi feito em 2022, veja abaixo nossas dicas:
Se sua secretaria acredita que não terá tempo para registrar dados em todos os 13 formulários até o fim do ano, comece por aqueles que exigem informações disponíveis com mais facilidade ou que tratam de assuntos estratégicos para a continuidade das ações em 2023. Nas questões dos formulários você encontrará questões marcadas com um asterisco. Elas são perguntas prioritárias que o Conviva sugere que não deixem de ser respondidas. Por isso, se sua equipe não começou a preencher o Memorial, inicie por elas para orientar seu trabalho e garantir registros nas diversas áreas de gestão.
Outra sugestão é preencher o formulário de Educação no Contexto da Pandemia, em que a secretaria explica de que forma a rede foi organizada para o momento em que as escolas ficaram fechadas devido ao coronavírus e quais os impactos sofridos. Também devem ser registrados como foram feitos os planejamentos para reabertura das escolas, as ações planejadas para busca ativa e reforço da aprendizagem dos estudantes.
Não há uma ordem certa para iniciar o preenchimento da ferramenta de Memorial de Gestão. Mas é essencial que os profissionais que usarão esse ambiente tenham a permissão de edição da ferramenta. Para isso, basta que o Usuário Principal do seu município cadastrado no Conviva (o Dirigente Municipal de Educação ou alguém indicado por ele) dê um clique no item “Ferramentas” na área Minha Equipe.
E mais: há equipes que preferem organizar as informações em outro ambiente (computador ou no papel) e depois inseri-las no Memorial do Conviva. Se este for o seu caso, nossa sugestão é que aos poucos os dados sejam registrados na própria ferramenta.
Veja abaixo alguns depoimentos de secretarias de educação que vivenciaram os benefícios do Memorial de Gestão na prática. Os textos foram publicados em 2020, próximo ao ano de transição de gestão nas redes municipais, mas use de inspiração em sua rede:
- Transição de gestão em municípios de AL, AP e SP
- Transição de gestão em municípios de RN, MT e SC
- Transição de gestão em municípios de GO, MG e ES
- Transição de gestão em municípios de PE, TO e MS
Conte conosco! Em caso de dúvidas sobre o preenchimento da ferramenta de Memorial de Gestão, leia e assista aos vídeos dos recursos de ajuda, ou entre em contato escrevendo para contato@convivaeducacao.org.br.