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Transição de gestão em municípios de AL, AP e SP

04/09/2020 | Conviva Educação

Mesmo com os desafios trazidos pelo novo coronavírus, as eleições municipais de 2020 exigem que as secretarias municipais de educação estejam preparadas para finalizar o mandato de forma transparente e democrática. A preocupação com o processo de transição fica visível nos depoimentos dos municípios de Santana do Mundaú (AL), Presidente Prudente (SP) e Vitória do Jari (AP) indicados nesta reportagem. As representantes do Norte, Nordeste e Sudeste do país participaram de eventos virtuais sobre Memorial de Gestão realizados em julho e agosto. A seguir, você vê o resumo da fala de cada e conhece diferentes experiências na construção e no uso do Memorial de Gestão.

As vivências de outros nove profissionais estão registradas na reportagem com municípios de Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo, no texto com Mato Grosso do Sul, Tocantins e Pernambuco, e com as iniciativas de Santa Catarina, Mato Grosso e Rio Grande do Norte

 

Participação coletiva para registrar as ações da secretaria de Santana do Mundaú, em Alagoas

Daniele Márcia da Rocha Melo, Dirigente Municipal de Educação de Santana do Mundaú (AL), participou do “I Seminário Estadual Online sobre Memorial de Gestão”. O evento ocorreu dia 17 de julho e foi organizado pela Undime Alagoas e por Klévia Delmiro, articuladora do Conviva no estado.

Daniele contou sua experiência sobre organização e registros dos dados, conforme você lê a seguir:

“Elaborar o Memorial de Gestão é uma forma de valorização do trabalho. É muito relevante registrar a trajetória construída, porque podemos mostrar as marcas positivas e as dificuldades encontradas. Com esse documento também há maior possibilidade de continuidade das ações. Retomo a experiência que tivemos em 2016, quando trabalhava como técnica da secretaria em outro município: foi muito importante ver de forma sistematizada o que foi feito, o que contribuiu inclusive com a sensação de pertencimento do grupo de profissionais. O processo também foi essencial para pensarmos em uma educação de estado, e não só de governo.

Temos 26 escolas (a maior parte delas no campo) e 2.725 estudantes na rede municipal de ensino. Há diversos desafios para vencer no dia a dia, então procuramos sempre melhorar, perseguindo a formação social dos estudantes e as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação.

Mas como garantir eficiência na construção do Memorial de Gestão? Percebo que o planejamento e a organização são essenciais para que esse documento consiga retratar a trajetória do trabalho, porque precisamos de muito comprometimento da equipe e precisão das informações! É essencial registrar de forma fidedigna os dados e ter comprovações das ações, e o Dirigente Municipal de Educação deve se responsabilizar por tudo o que consta no documento.

Neste ano, a equipe de secretaria está dividida para preencher determinados ambientes da ferramenta, e vamos designar um técnico para coordenação do processo. Prevemos um momento de sensibilização e de estudo da ferramenta para então iniciar a coleta das informações. Mais do que um documento bem elaborado, queremos que ele exiba a participação da equipe e a educação municipal como um todo, mostre a transparência dos processos e a reflexão das ações realizadas.

Não é de um dia para outro que este registro é feito, porque é preciso recuperar informações, reunir fotos e comprovantes. Então estabelecemos um cronograma para registros e para o meu acompanhamento, com reuniões periódicas para alinhamento e apresentação do desenvolvimento de cada setor.

Depois que concluirmos o Memorial, pretendemos apresentá-lo ao prefeito, aos membros dos conselhos (como CME, Fundeb e de Alimentação Escolar), comunidade escolar, Câmara dos Vereadores, Ministério Público, Tribunais de Contas e demais órgãos. Quando maior o alcance, melhor! Mostraremos de forma democrática e transparente o que foi construído de forma conjunta. Na educação, nada é dissociado, e as ações realizadas por famílias, servidores e alunos estão interligadas.

Com as eleições municipais, temos que aproveitar este momento de transição para refletir sobre as nossas ações e aprender com elas, tendo ou não mudanças na equipe.”

 

Em Presidente Prudente, São Paulo, o Memorial foi útil em 2017 e está sendo construído em 2020

Sônia Maria Pelegrini, Dirigente Municipal de Educação de Presidente Prudente (SP), foi uma das palestrantes do “Seminário Virtual Memorial de Gestão e Transição: compromisso com a qualidade da Educação Pública” realizado dia 4 de agosto pela Undime São Paulo e por Kátia Padovan, articuladora do Conviva no estado. Sônia falou sobre seu percurso como técnica da secretaria desde 2009 e sobre o uso do Memorial em 2017, quando assumiu como Dirigente. Veja só:

“Entrei na secretaria de educação como assessora em 2009 e fiquei no cargo até meados de 2016. Lembro que em 2009 não tínhamos dados precisos sobre professores, nem em qual escola estavam atuando ou quantos estavam afastados. Com este cenário, era muito complicado fazer política pública! Mas a equipe se organizou nos diferentes setores e, anos depois, construiu o Memorial de Gestão.

Em 2017, retornei à secretaria como assessora do secretário e em outubro assumi como Dirigente Municipal de Educação. Foi então que retomei o Memorial para utilizarmos as informações ali organizadas, verificando o que deveria ser continuado ou qual rumo diferente seguir. Faz muita diferença ter um ponto de partida! Vimos, por exemplo, que era importante dar continuidade à construção coletiva do currículo e intensificar processos mais democráticos e emancipatórios. Para algumas questões, precisávamos inovar. Afinal, para problemas novos, é preciso soluções novas.

Uma situação ainda mais delicada surgiu: recebemos uma denúncia anônima relacionada ao currículo e foi aberto um inquérito civil contra nós. Como tínhamos no Memorial diversas informações, foi mais simples recuperar as comprovações e apresentá-las ao Ministério Público. Com isso, o inquérito foi arquivado.

Percebemos então que o registro do trabalho realizado vai além da garantia da continuidade das ações, porque ele possibilita também a defesa do secretário, quando necessário.

Revendo o Memorial de 2016, encontramos também gráficos de desempenho das crianças no ciclo de alfabetização, mudanças no formato da educação integral e nos ciclos. Cruzando esses dados com o crescimento contínuo do IDEB pudemos afirmar que essas ações surtiram efeito!

Na construção do Memorial em 2020 tenho intenção de mudar parte do processo: teremos uma coordenadora para apoiar o preenchimento das equipes de toda a secretaria e, em cada área, sempre algum profissional efetivo. Dessa forma, mesmo com mudanças na equipe, haverá quem permanece na rede.

Dá muita satisfação elaborar o Memorial: quando fazemos um bom trabalho, queremos mostrar qual sua origem, como foi desenvolvido e seus resultados. E, claro, que as políticas de qualidade tenham continuidade!”

 

Passo a passo para elaboração do Memorial de Gestão em Vitória do Jari, no Amapá

Dia 20 de agosto, durante o “I Seminário Virtual da Undime Amapá: os desafios dos gestores da educação durante o período da pandemia”, Mara Alves, técnica da secretaria municipal de Vitória do Jari (AP), falou sobre como a secretaria está se organizando para preencher o Memorial de Gestão em 2020. O evento foi organizado pela seccional da Undime no Amapá e por Tereza Faimann, articuladora do Conviva no estado. Leia o resumo de seu depoimento:

“É essencial que a secretaria de educação esteja preparada para realizar a transição de gestão com qualidade, de forma transparente e harmônica. Queremos deixar nosso legado para a comunidade escolar e para as demais instituições, mostrando o que foi feito pela educação municipal e até mesmo as dificuldades e falhas obtidas. A plataforma Conviva dá o suporte para organizarmos arquivos e os dados nas diferentes áreas de gestão, e fortalecer a marca do nosso trabalho.

A professora Kátia Veloso, nossa secretária de educação, tem incentivado o uso constante da plataforma, e a articuladora do Conviva no Amapá dá todo o suporte que precisamos ao longo do ano para realizar os preenchimentos das ferramentas. Os profissionais da equipe da secretaria também se ajudam: quando um não sabe alguma informação, o colega faz o suporte necessário. Nossa equipe é pequena, mas procuramos nos organizar e cumprir os combinados.

Seguimos os passos indicados no Calendário de Ações e acompanhamos as reportagens publicadas desde fevereiro sobre o registro de diferentes ambientes do Conviva, montando um retrato de nossa história. Pouco a pouco, fizemos a atualização de cadastro dos usuários, a inserção de documentos no ambiente dos Arquivos da Secretaria, cadastro de fornecedores, elaboração dos cardápios, registros sobre os estoques, convênios, receitas e despesas, profissionais e muito mais. Quando deixamos registrados os dados sobre rotas do transporte escolar, por exemplo, vimos como ficou mais fácil visualizar os diferentes veículos usados na nossa realidade, em que a locomoção pelos rios e igarapés é tão comum. Também acompanhamos as Lives e vemos os demais materiais preparados pelo Conviva para apoio na transição de gestão e uso da ferramenta de Memorial de Gestão.

Criamos uma cultura de registro e de comprovações sobre nossa caminhada na educação, e o Conviva tem dado um grande apoio para isso. Nossa rotina de trabalho inclui as diversas dimensões de uma secretaria, com as áreas pedagógica, financeira e a administrativa, por exemplo, e sempre uma é muito interligada à outra. Todas são importantes e, se há falhas, afetam as demais. Por isso, devemos ter os dados sempre em dia na plataforma, driblando as restrições com a internet.

Estamos ansiosos pelo momento da transição de gestão, mas nos organizamos e estudamos, já há alguns meses, sem deixar os preparativos para a última hora. Queremos construir a memória da nossa gestão, orientar e apoiar a equipe que vai dar continuidade aos trabalhos iniciados.”

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