O que uma secretaria municipal de educação do Mato Grosso do Sul, do Tocantins e de Pernambuco têm em comum? Nas três redes, os Dirigentes Municipais de Educação que assumiram a gestão em 2017 receberam um Memorial de Gestão completo da equipe anterior! Ter dados sobre o andamento das atividades foi o primeiro passo para que eles iniciassem seu planejamento. A seguir, leia o depoimento de cada um e veja de que forma estão realizando o preenchimento do Memorial em 2020.
Para conhecer outras experiências, leia nossas três reportagens: textos de Amapá, São Paulo e Alagoas, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo, e Santa Catarina, Mato Grosso e Rio Grande do Norte.
Em Caarapó (MS), os dados já registrados cotidianamente dão origem a um relatório completo dos quatro anos de mandato
Em 26 de agosto, durante o 3º Encontro Formativo no Mato Grosso do Sul organizado pela articuladora do estado, Leila Aparecida Rocha, a Dirigente Municipal de Educação de Caarapó (MS), Ieda Maria Marran, falou sobre a importância de a secretaria deixar sua história registrada e possibilitar a continuidade do trabalho realizado para a rede de educação – e não apenas para o benefício de um profissional ou outro.
“Eu estava na secretaria em 2016 e participei da elaboração do Memorial de Gestão. Em 2017 continuei na secretaria, como Dirigente, e utilizei esse documento para o planejamento das ações.
A área de educação está ligada a outros tantos setores: há aqueles que atuam diretamente em nossa secretaria, como no transporte e na alimentação escolar, e outras áreas da prefeitura que prestam serviços para a educação, como para as licitações, compras, tesouraria e recursos humanos. Para registrar os dados no Memorial de Gestão, as informações vindas de diferentes profissionais são essenciais para termos um panorama geral da atuação (na foto abaixo e no topo da reportagem, a equipe da secretaria).
Sabemos que há várias ações e projetos que foram realizados e precisam ser registrados, por isso fazemos isso em nosso cotidiano. O tempo passa e é natural esquecermos de algumas das iniciativas! Relatar de que forma as verbas estão sendo investidas e para onde canalizamos os esforços é uma forma de justificar nosso trabalho, inclusive aos órgãos de controle. Se a equipe atual da secretaria não é a mesma desde 2017, pode ser trabalhoso recuperar as informações dos últimos anos, mas o esforço para isso é essencial. Muitas vezes há medidas feitas em um ano e que deixam de ser continuadas nos anos seguintes, e devemos ter isso claro para mostrar os motivos.
Precisamos ter registrados, por exemplo, quais licitações foram realizadas, quantos ônibus tiveram que ser substituídos e quais as linhas ampliadas, e direcionar a continuidade das políticas públicas para quem assume a secretaria no próximo mandato. Os processos precisam estar em andamento para que as crianças não sejam penalizadas no início do próximo ano letivo.
O trabalho dos gestores muitas vezes é muito técnico e burocrático, e é natural que seja assim porque temos muitas responsabilidades em relação à educação. Precisamos acompanhar quais as iniciativas estão sendo eficazes e dando resultados! Sabemos de exemplos de equipes de secretarias que não querem deixar informações para quem vai assumir, apagam computadores e desaparecem com os documentos: mas como uma próxima gestão vai começar o trabalho com a educação partindo do zero, sem considerar o que foi percorrido?
Prestamos serviço público para a sociedade e precisamos prestar contas sobre o nosso trabalho de forma cotidiana. O Memorial de Gestão colabora para que tenhamos um relatório completo dos quatro anos. Os técnicos das secretarias precisam ser muito valorizados neste processo: mais do que o Dirigente Municipal de Educação, eles sabem os detalhes do que ocorreu, e vão trazer a precisão das informações.
Fazer o Memorial de Gestão é registrar a nossa história e possibilitar a continuidade das políticas – não é um benefício particular de ninguém, é de toda a rede. Nosso trabalho é muito sério, então a comprovação do que é feito na secretaria é essencial. Quanto mais completo ficar o Memorial de Gestão, melhor para quem for assumir – e isso pode acontecer inclusive para um de nós.”
Receber o Memorial de Gestão preenchido em 2017 possibilitou para a secretaria identificar as prioridades de Arapoema (TO)
Dia 18 de agosto foi realizado o “1° Seminário virtual Undime/TO: Diálogos sobre a gestão municipal no campo educacional”, organizado pela Undime Tocantins e pela articuladora do Conviva no estado, Mayara Paranhos. Maria Macedo de Araújo, Dirigente Municipal de Educação de Arapoema, no Tocantins, foi uma das participantes. Em 2017 ela teve acesso ao Memorial de Gestão preenchido pela equipe em 2016 e nos conta de que forma esses documentos colaboraram para o trabalho (na foto abaixo, a equipe da secretaria).
“Quando recebemos o relatório sobre a gestão anterior percebemos que ele seria o norte para darmos continuidade ao cumprimento do Plano Municipal de Educação. As informações disponíveis no Memorial de Gestão, tanto os pontos positivos quanto os negativos, facilitaram a estruturação do nosso planejamento e no direcionamento do que era prioritário. Fizemos uma análise das lacunas da gestão anterior e o que era essencial para fortalecer o ensino e garantir a qualidade da nossa educação pública. Depois de diversas reuniões e discussões, criamos novas estratégias do Plano Municipal de Educação e registramos esses dados na ferramenta do Conviva. Considero que com a plataforma conseguimos fazer um raio-x de nossa secretaria, o que também colabora para atingirmos os resultados que precisamos.
Para o momento de transição de gestão neste ano, o Conviva também será nosso aliado: ele possibilita um processo transparente e democrático, o que vai impactar na qualidade da educação nas escolas. Para isso, precisamos nos debruçar e preencher os dados mais precisos na ferramenta de Memorial de Gestão.”
Em Feira Nova (PE), encontrar os dados organizados em 2017 fez a diferença no trabalho realizado neste mandato
Em Pernambuco, o encontro sobre Memorial de Gestão organizado pela Undime do estado e pelo articulador do Conviva, Esder Nunes, foi realizado de forma virtual no dia 30 de julho. A Dirigente Municipal de Educação de Jupi, Lucidalva Patriota, foi uma das convidadas do evento para falar sobre transição de gestão, e o depoimento sobre o município também foi destaque nesta reportagem do Conviva.
A seguir, sistematizamos a fala de Claudison Vieira, Dirigente Municipal de Educação de Feira Nova (PE). Ele conta como ter o Memorial de Gestão elaborado pela gestão anterior em 2017 fez a diferença em seu trabalho na secretaria neste mandato.
“É uma atitude republicana dar transparência às ações realizadas na secretaria de educação. Os dirigentes municipais de educação e suas equipes podem estar no cargo agora, mas isso muitas vezes é passageiro. Sendo ou não reconduzido ao cargo depois das eleições, precisamos querer que nos próximos quatro anos o trabalho seja realizado de forma efetiva. Deixar um Memorial de Gestão pronto para quem for assumir a pasta é fundamental, e é uma forma de mostrar o comprometimento com as políticas públicas no meu município (na foto abaixo, a equipe da secretaria).
Em 2017, quando assumi o cargo de DME, a equipe anterior nos entregou um Memorial de Gestão preenchido e completo. E isso foi muito importante para nosso início de mandato! Fizemos muitas mudanças nas iniciativas, e isso é natural porque tínhamos um plano de governo a seguir, mas havia um ponto de partida sobre a realidade da educação, o histórico das atividades feitas e um direcionamento do que era urgente, necessário e o ideal. Com isso, fizemos o nosso planejamento com mais precisão. Por exemplo, percebemos que algumas metas do Plano Municipal de Educação ainda precisavam ser cumpridas, como o fortalecimento da formação continuada dos profissionais da educação.
Desde o início da gestão o Conviva nos ajudou muito para saber informações sobre transporte, matrículas, estrutura física das escolas e outros tantos aspectos. Sabemos o quanto são difíceis os 100 primeiros dias do cargo de um gestor, porque uma decisão equivocada tomada ali pode prejudicar todo o restante do trabalho, e será mais difícil consertar o rumo posteriormente. Estamos lidando com pessoas e com o aprendizado, não podemos errar! Por isso usamos bastante o Conviva ao longo desses últimos anos, aproveitamos as informações já consolidadas, e elas nos ajudaram a refletir sobre as melhores formas de agir.
Ao longo desses quatro anos, compilamos no Conviva diversos dados sobre nossa gestão, inclusive para ter a segurança jurídica necessária, e agora seremos mais efetivos no preenchimento do Memorial de Gestão. As políticas públicas devem continuar, independentemente das bandeiras partidárias, e esse empenho reflete na qualidade do ensino, na melhoria de vida das pessoas, e será percebido no futuro!
O planejamento é fundamental para que o trabalho ocorra com sucesso, e toda a equipe da secretaria, unida, está preparada para compilar os dados sobre a gestão atual na ferramenta de Memorial de Gestão do Conviva.”