Carregando

Confira as novidades no Conviva em maio e junho

08/07/2022 | Conviva Educação

O Conviva passa constantemente por mudanças e aperfeiçoamentos, buscando melhorar a relação dos usuários com a plataforma. A otimização é feita constantemente nas ferramentas ou áreas que precisam de correções e atualizações.

Nesta reportagem, listamos algumas das melhorias e ajustes desenvolvidos na plataforma entre maio e junho para tornar seu uso ainda mais prático.  
Saiba mais:

1. Cursos

Acrescentamos novos cursos oferecidos em parceria com o Polo da Fundação Itaú Social. Confira:

Busca Ativa Escolar: garantia integral de direitos de crianças e adolescentes
O objetivo é apoiar municípios e estados na identificação de crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de abandono, na realização de pesquisa sobre as causas que os levaram a essa situação, no acionamento dos serviços da rede de proteção para atendê-los, na realização da (re)matrícula e no seu acompanhamento para garantir a permanência na escola. 
Saiba mais e inscreva-se.  

Acolhimento e clima escolar
O objetivo é apoiar a equipe da Secretaria de Educação a um planejamento de atuação que considere como premissas o acolhimento da comunidade escolar diante da crise vivida e a necessidade permanente de zelo pelo clima escolar como um dos fatores centrais para a aprendizagem de estudantes e educadores.
Saiba mais e inscreva-se. 

Avaliação diagnóstica
O objetivo é apoiar a equipe da Secretaria de Educação no planejamento da avaliação diagnóstica na rede, considerando a necessidade de compreender as diferentes aprendizagens dos estudantes que pode ser ou não ampliada pelas oportunidades educacionais desiguais durante a pandemia.
Saiba mais e inscreva-se.

Flexibilização curricular
O objetivo é apoiar a equipe da secretaria de educação quanto ao planejamento da flexibilização curricular na rede, considerando a priorização curricular em caráter emergencial e a viabilização do contínuo curricular 2020/2021/2022.
Saiba mais e inscreva-se.

Reorganização das atividades pedagógicas
O objetivo é apoiar a equipe da secretaria de educação no planejamento pedagógico considerando a necessidade de recomposição das aprendizagens considerando novos tempos e espaços de ensinar e aprender e as discussões sobre ensino híbrido.
Saiba mais e inscreva-se.

Acompanhamento das aprendizagens
O objetivo é apoiar a equipe da Secretaria de Educação no aprimoramento da avaliação e acompanhamento das aprendizagens dos estudantes, a fim de que a recomposição de aprendizagens possa ser efetivada.
Saiba mais e inscreva-se.

2. Plano de Ação

A ferramenta Plano de Ação passou por melhorias no mês de junho. Agora, as atividades de um plano de ação que ultrapassarem a data estabelecida pelo usuário para realização da tarefa, receberão automaticamente o status de “atrasada” no campo “situação do plano''. 

Além disso, quando a tarefa estiver com a situação em atraso, o usuário receberá uma notificação na plataforma informando os nomes do plano e da tarefa atrasados. 

Outra melhoria que também foi implementada na ferramenta neste mesmo período, é o botão para impressão da lista de tarefas de um determinado plano de ação. Ele fica localizado na parte superior direita da página e basta clicar no ícone de impressora para que a lista seja formatada e direcionada para impressão. 

Para conferir as novidades, acesse agora mesmo a ferramenta Plano de Ação

3. Escolas e Matrículas

Dentro da ferramenta Escolas e Matrículas, é possível realizar o encerramento das turmas de cada unidade escolar cadastrada. Para isto, é necessário informar a nota final e situação de cada estudante no ano. 

As opções de escolha para informar a situação de um estudante durante o encerramento da turma são: “aprovado”, “reprovado”, “transferido”, “evadido” e recentemente foi adicionada a opção “falecido”. 

4. Importação do Educacenso

O prazo para realizar a importação do arquivo do Educacenso no Conviva foi encerrado no dia 25 de maio. Neste ano, 834 municípios brasileiros concluíram a importação dos dados do Censo Escolar 2021 na plataforma.

Mas, o que pode ser feito pelas secretarias, depois de terem os dados sobre estudantes, turmas, escolas e profissionais preenchidos automaticamente na plataforma, com informações oficiais do Censo Escolar de 2021?

Para saber mais, clique aqui e leia a reportagem.

5. Notificações

As notificações da Agenda também foram atualizadas! Quando um usuário da equipe ou do Conviva adicionar um novo evento, uma notificação é enviada na plataforma informando o nome, data e horário. Para saber mais detalhes, basta acessar o link disponível na própria notificação. 
Confira!


 

Notícias Relacionadas