Ter um panorama atualizado sobre a situação de sua rede em relação à Gestão Democrática é o primeiro passo para planejar melhorias. Tanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) quanto o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelecem a necessidade de as secretarias avançarem nos processos de gestão democrática. Então, que tal montar um relatório sobre a situação desta área em seu município?
Seguindo o roteiro de questões disponíveis na ferramenta de Diagnóstico da Gestão Democrática do Conviva, a secretaria municipal de educação cria um diagnóstico que indica, em cada escola e na secretaria como um todo, o cenário atual. É importante ressaltar que não é de um dia para outro que a rede incorpora processos de gestão mais democráticos. Esses processos exigem articulação entre os setores da educação, com outras áreas da prefeitura e com a sociedade civil.
E você sabe quais as características da gestão democrática na educação? Veja o que diz a área de conteúdo sobre Gestão Democrática do Conviva:
- Participação da comunidade escolar na elaboração do PPP.
- Autonomia da escola na gestão administrativa.
- Orçamento participativo.
- Consultas populares para as decisões estratégicas.
- Exercício da cidadania, por meio de conselhos escolares e grêmios estudantis.
- Autonomia dos conselhos setoriais ligados à educação.
- Outros mecanismos de participação e decisão.
Uso qualificado da ferramenta
Na ferramenta de Diagnóstico da Gestão Democrática é possível mapear como a rede é organizada em relação à existência de Conselhos, nomeação para cargos de direção, grêmios escolares, associações de pais e mestres e muito mais. Veja só:
- Ao criar um diagnóstico, você já vê alguns dados do Censo Escolar de 2021 sobre sua rede. Preencha o perfil de cada escola, indicando dados sobre conselho escolar, grêmio estudantil, localização, quem administra os recursos financeiros e como é feita a escolha dos diretores;
- Quando for realizar atualizações nos dados das escolas ou da secretaria, crie um novo diagnóstico. Para isso, faça uma cópia do diagnóstico anterior, dê um novo nome no registro e atualize as informações. Sugerimos que faça um acompanhamento das mudanças de diretores ou no Projeto Político Pedagógico (PPP), por exemplo, para criar um histórico do trabalho realizado na rede;
- Para ter as informações confiáveis das escolas, mantenha os dados de todas elas – e não só de uma ou outra - atualizado: dessa forma o panorama do conjunto das unidades fica mais real;
- Se preferir, imprima um relatório com o diagnóstico geral ou das escolas, ou salve cada página em formato PDF;
- É possível utilizar a funcionalidade de "Exportar": localize o diagnóstico e clique no ícone de "X". Uma planilha .xls, que será baixada para seu computador;
- Leia o texto de introdução para saber mais sobre o funcionamento da ferramenta;
- Veja na área de Indicadores, e em seguida em Dados no Conviva, gráficos sobre essa ferramenta.
Planejamento dos próximos passos
O trabalho da secretaria não termina quando o diagnóstico está pronto. Depois de preencher os dados, organize a equipe para planejar as mudanças que são necessárias. A ferramenta de Plano de Ação do Conviva colabora para isso: nela é possível inserir os responsáveis e os prazos de cada nova iniciativa e acompanhar a evolução dos fatos. Esse diagnóstico pode ser compartilhado com as escolas, pois é uma forma de mostrar a visão geral e a específica sobre cada unidade e de a gestão democrática ser colocada em prática.
Diagnóstico da Gestão Democrática
Nesta ferramenta você tem acesso a um roteiro para diagnosticar a gestão democrática em seu município e em cada uma das unidades escolares. Use essas informações para planejar melhorias na gestão democrática da educação municipal.
Se precisar de apoio para o preenchimento da ferramenta, peça também apoio do articulador responsável pelo atendimento em seu estado.
Conheça o articulador do seu estado aqui na reportagem