Carregando

A educação infantil que queremos construir!

19/07/2021 | Conviva Educação

As discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já devem estar presentes na sua secretaria e nas escolas da rede, não é mesmo? Os passos para que as orientações indicadas no documento sejam realidade são muitos: os estados e municípios finalizam a elaboração ou revisão de seus currículos, as formações continuadas dos educadores são realizadas, as escolas alteram os Projetos Políticos Pedagógicos, os materiais didáticos e as avaliações de aprendizagem são atualizados.

A educação infantil, como primeira etapa da educação básica, também está envolvida nesse processo. Para colaborar com a reflexão da equipe da secretaria de educação e educadores, elaboramos o vídeo abaixo. Ele faz um histórico do debate relacionado ao direito à educação de crianças de 0 a 5 anos e ao atendimento em Centros de Educação Infantil, e indica qual deve ser nosso objetivo, como resumido nesta frase: “Uma educação em que a criança receba cuidados e atenção, tenha assegurado o direito de brincar, explorar, interagir, se desenvolver integralmente e aprender.” O vídeo também explora a atenção que deve ser dada aos profissionais da educação, à estrutura disponível, às práticas pedagógicas e à participação das famílias.

Sobre a BNCC, mostra que os eixos estruturantes indicados são as interações e a brincadeira, quais são os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, os cinco campos de experiências, e então seus desdobramentos em objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

Esperamos que goste!

 

A seguir, veja outros materiais sobre educação infantil para aprofundar seus conhecimentos:

Políticas internacionais para a educação infantil: experiências de 12 países no atendimento de crianças de 0 a 3 anos

Videoconferência- Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (destacamos os principais conteúdos dessa transmissão nesta reportagem).

Conviva Educação: Primeiríssima infância creche

BNCC para a Educação Infantil

Materiais de referência para Educação Infantil

Como explorar as Competências Gerais da BNCC

Literatura na Educação Infantil: acervos, espaços e mediações

Programa Educação Infantil - Brincar, pensar e expressar-se

Resolução nº 2, de 9 de outubro DE 2018