Carregando

Materiais de referência para Educação Infantil

26/07/2018 | Conviva Educação

Com o apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, instituição parceira do Conviva, listamos abaixo diversos materiais úteis para os educadores e secretarias municipais de educação. Se você procura garantir um atendimento de qualidade para crianças de até 5 anos na escola, acesse os links abaixo!


Panorama das políticas de educação infantil no Brasil

Escrito por Beatriz Abuchaim e publicado pela Unesco. Apresenta características gerais da educação infantil no Brasil, incluindo: marco legal, quadro atual de oferta, financiamento, currículo e orientações pedagógicas, avaliação da educação infantil, formação e carreira dos profissionais de educação infantil.

 

Bases Curriculares Internacionais para a Educação Infantil

Estudo produzido para colaborar com as discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nele, foram feitas análises de boas práticas curriculares para a educação infantil em diferentes países.

 

Primeiríssima Infância – Creche

Nesta publicação, veja as discussões de especialistas nos temas educação infantil, desenvolvimento infantil, direitos da criança e políticas públicas para a educação. Neste vídeo ao vivo publicado no Facebook, veja mais informações sobre o assunto:

 

O impacto do desenvolvimento da primeira Infância sobre a aprendizagem

Texto que trata da importância que os primeiros anos de vida têm sobre a capacidade de aprendizagem da criança.

 

Cinco entrevistas essenciais para educadores

Beatriz Ferraz, Claudia Costin e outros especialistas falam sobre os desafios da educação infantil.

 

Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Videoconferência do Conviva com Carolina Velho, Coordenadora de Educação Infantil no Ministério da Educação (MEC).

 

Entre as políticas de qualidade e a qualidade das práticas

Artigo de Maria Malta Campos que compara as políticas de qualidade da educação infantil e das demais etapas educacionais.

 

Formação em educação infantil: zero a três anos

Conforme descrito na apresentação, nesta publicação “pretende-se facilitar a escolha das mensagens e estratégias mais adequadas à realidade de cada município para serem utilizadas junto a públicos específicos, no sentido de apoiar o fortalecimento dos processos de educação e cuidado das crianças pequenas, melhorando a interação e parceria entre creches, famílias, instituições de saúde e de desenvolvimento social”. ​

 

 

Formação em espaços lúdicos

Conforme descrito na apresentação, a publicação pretende colaborar na criação de espaços lúdicos para crianças de até três anos, em equipamentos de saúde, educação, desenvolvimento social e outros.

 

Atendimento na creche

O Todos pela Educação, parceiro do Conviva, fala no vídeo do Minuto Conviva sobre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para o atendimento da creche.