Raimundo Nonato Vilarins: presidente da Undime Região Norte

26/08/2019 | Conviva Educação

Durante o 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Raimundo Nonato Vilarins, Dirigente Municipal de Educação de Caracaraí (RR) e presidente da Undime Roraima, assumiu a presidência da Undime região Norte.

No vídeo abaixo, ele apresenta os desafios de Roraima e dos estados vizinhos (Amapá, Pará, Rondônia, Amazonas, Acre, Tocantins), como a educação indígena, ribeirinha e do campo, além da implementação do Sistema Municipal de Educação, da nucleação de escolas que têm turmas multisseriadas e do transporte escolar.

E não perca: acompanhe na área Fique Atento do Conviva as entrevistas realizadas com os outros presidentes das quatro regiões, além do presidente e do vice-presidente nacional. Leia sobre o trabalho da presidente da Undime região Sul e do presidente da Undime Sudeste.

 

A seguir, veja a entrevista realizada com o presidente e conheça sua atuação:

 

Qual sua experiência na área de educação?

Raimundo: Sou professor da rede federal de ensino. Fui secretário de educação entre 1997 e 2005 no município de Caracaraí, em Roraima, quando ampliamos de 100 para 2.500 o número de alunos. Fui reitor da universidade estadual durante quatro anos e em 2018 fui consultor da secretaria estadual. Nesse ano retornei ao município como secretário de educação: ficou ainda mais clara a importância de uma plataforma como a do Conviva para apoiar o gerenciamento das redes com ferramentas adequadas.

 

Qual o contexto da educação no município e estado?

Raimundo: Temos como desafios normatizar as ações nos municípios, seja dos conselhos municipais e dos sistemas municipais de ensino. Nosso foco deve ser apoiar a organização dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas para implementar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e alcançar a qualidade do ensino.  

Notícias Relacionadas