Orientações para o planejamento da Semana Pedagógica

28/01/2019 | Conviva Educação
Cover semana

Para que o ano letivo seja o melhor possível, um planejamento que envolve equipe técnica, gestores escolares e professores é essencial. A Semana Pedagógica ou Jornada de Planejamento, como são chamados os dias de reunião com os profissionais da educação que ocorrem antes do início das aulas, tem um grande valor sobre a qualidade do atendimento oferecido aos estudantes.

Nesta reportagem, você encontra orientações indicadas pelos professores Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP) e presidente da Undime São Paulo, e Vilmar Lugão de Britto, Dirigente Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro (ES), presidente da Undime Espírito Santo e da Undime Região Sudeste.

Abaixo, disponibilizamos novos dados importantes, já considerando o contexto educacional de 2019. Esperamos que gostem e que seja útil!

 

E lembre-se: no final desta página, clique sobre os ícones para compartilhar o texto com seus colegas utilizando redes sociais ou e-mail, ou ainda deixe seus comentários no campo correspondente.

 

BNCC, BNCC, BNCC, BNCC, BNCC e BNCC

O assunto do momento é, sem dúvida, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os municípios acabaram de criar ou revisar seus currículos (criados recentemente nos estados e, em alguns casos, adaptados para suas realidades) que indicam o que deve ser trabalhado, tomando como referência a BNCC. Mas resta um grande desafio: fazer com que as orientações indicadas nos documentos estejam refletidas nos Projetos Políticos-Pedagógicos (PPP) e alcancem os planos de aula dos professores.

Por isso, apresente o planejamento de 2019 que a secretaria criou relacionado a esse assunto e indique já na Semana Pedagógica tempo suficiente para formação dos educadores. No vídeo abaixo, elaborado pelo Conviva, você vê o passo a passo necessário para a construção do PPP, com o papel da secretaria e das escolas:

 

 

Na área de Gestão Pedagógica do Conviva você encontra diversas informações úteis, incluindo BNCC e Projetos Político-Pedagógicos.

 

No vídeo abaixo, Marcelo Ferreira da Costa comenta, em pouco mais de 1 minuto, sobre a importância desse momento formativo e a necessidade das adequações realizadas com de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

 

Atenção para as avaliações

O Ministério da Educação divulgou os documentos de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb (clique aqui para acessar o material na Biblioteca do Conviva), cujos resultados compõem o próximo IDEB. Em 2019, estão previstas no calendário as avaliações para o 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, além da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio. Trate sobre o assunto na Semana Pedagógica: é fundamental que sua rede tenha clareza sobre a estrutura das avaliações para orientar o trabalho com os estudantes.

No vídeo abaixo, veja uma reflexão sobre o uso dos resultados das avaliações:

 

Momentos coletivos e em pequenos grupos

Inclua na programação momentos coletivos para informes e discussões, mas também situações em que os participantes se dividam em grupos conforme a etapa de ensino em que trabalham (educação infantil e ensino fundamental), a ocupação que têm (gestores escolares e professores) ou a dedicação para mesmas áreas do conhecimento (língua portuguesa, matemática, educação física, etc). Organize o horário de trabalho para cada um, os espaços que ocuparão para realizar as discussões e as temáticas abordadas: assim será possível potencializar a troca de experiências entre os pares e abordar questões específicas dos profissionais. Esse formato pode ser adotado ao longo do ano, em outras situações formativas, conforme você assista no vídeo abaixo:

 

Alinhamento dos calendários

O Calendário Escolar da sua rede já está aprovado pelo Conselho Municipal ou Estadual de Educação e prevê o cumprimento de dias e horas letivos, como indicado na lei? Diversas outras providências, como ligadas à alimentação, ao transporte e às comemorações de cada escola dependem dessas definições. Essas datas também são referência para a organização da Agenda da secretaria ao longo do ano – por isso, mantenha as ferramentas de Calendário e Agenda preenchidas.

Na Semana Pedagógica, apresente as datas importantes para a equipe de educadores e indique que as escolas usem essa referência e façam adaptações em seus calendários e agendas conforme as datas afixadas.



 

Discuta sobre o PME

Retome o Plano Municipal de Educação (PME) elaborado em 2015 para compartilhar com os educadores seu Monitoramento e Avaliação. Indique o que já foi realizado e quais as perspectivas para o ano.

 

Atualize os dados no Conviva – e organize os acessos dos Gestores Escolares

Manter as informações cadastrais da equipe técnica e do Dirigente Municipal de Educação (DME) em dia no Conviva é essencial para o recebimento de informações corretas e para a permissão de acesso na plataforma. Esses dados são modificados por você e seus colegas sempre que necessário na área Minha Equipe, e é o pontapé para que os profissionais responsáveis por cada setor registrem os dados nas ferramentas correspondentes, impactando o trabalho ao longo dos próximos meses!

A Semana Pedagógica também é o momento da inclusão de novas pessoas na plataforma Conviva. Recentemente, ficou liberado o acesso para uma pessoa por escola, conforme você lê nesta notícia.

Pensando na importância de escolas e secretarias conhecerem os papéis e atribuições de cada instituição, e como uma pode apoiar a outra para promover a garantia da aprendizagem dos estudantes, criamos uma nova área de conteúdos no Conviva, que se chama Relacionamento entre SME e Escolas, conforme você assiste no vídeo abaixo:

Fale sobre a preparação das escolas

Aproveite a reunião com os educadores para verificar quais serão as ações para acolhida dos alunos: as escolas estão limpas e enfeitadas para gerar bem-estar aos pequenos e aos jovens? De que forma as boas experiências podem ser trocadas entre os presentes? Preste atenção: esse assunto é contagiante, então fique atento para que ele não domine a pauta e tire espaço de outros temas.

 

Restrinja as palestras motivacionais

É importante que a equipe de educadores note que é bem-vinda, esteja feliz e receba por parte da prefeitura um incentivo para o trabalho no ano. Por isso, muitas secretarias investem em palestras motivacionais, que mudam a rotina e procuram envolver as pessoas. Porém, assim como no item anterior, não deixe que este tema consuma tantos recursos (financeiros ou humanos) da secretaria e nem excessivo tempo da Semana Pedagógica. Outros assuntos têm grande importância!

Se possível, convide o prefeito (ou prefeita) ou seu representante, ou ainda profissionais de outras secretarias para conversar com a equipe sobre temas de interesse do grupo. Outra opção é promover uma apresentação cultural de grupos da cidade ou das escolas, valorizando as manifestações locais.

 

Relembre sobre o direito de aprendizagem

Nas suas falas e no momento de eleger quais os temas abordados durante esses dias de planejamento, veja se a importância e o direito de as crianças aprenderem está contemplada. O trabalho dos profissionais precisa ser sempre direcionado para este foco.

Notícias Relacionadas