Como organizar a Semana Pedagógica?

01/02/2018 | Conviva Educação
Cover 1

Antes de iniciar o ano letivo, as secretarias municipais de educação preparam reuniões para dar as boas-vindas aos educadores e planejar as ações dos meses seguintes. Em muitas equipes, esse momento é chamado de Semana Pedagógica ou Jornada de Planejamento. Para conhecer mais sobre esse processo, conversamos com os professores Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP) e presidente da Undime São Paulo, e Vilmar Lugão de Britto, Dirigente Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro (ES), presidente da Undime Espírito Santo e da Undime Região Sudeste.

Veja, a seguir, algumas sugestões sobre como organizar esses encontros.

 

Estabeleça objetivos

Defina quais os temas serão abordados e verifique quantos dias e horas serão necessários. Dar as boas-vindas aos educadores é importante, então considere atividades de incentivo e motivação. É essencial, também, que seja um momento produtivo e formativo, e que os temas sejam adequados para um trabalho coletivo. Preveja situações de diálogo em pequenos grupos e que possibilitem a participação ativa dos educadores. Pode ser uma oportunidade para repensar as ações de sala de aula, de uso do espaço e de compartilhamento entre os pares.

 

Retome as avaliações

Para planejar a Semana Pedagógica, retome as discussões realizadas com a equipe de educadores anteriormente e verifique os pontos em que é possível avançar. Se algum ponto de melhoria foi levantado anteriormente, é necessário retomá-lo e encaminhá-lo.

 

Considere as demandas

Se os educadores estão sentindo falta de formações sobre algum tema específico ou têm expectativas quanto ao papel da Secretaria, procure atendê-las ou encaminhá-las. Algumas das demandas frequentes são relacionadas à organização das turmas, controle do tempo em sala de aula, formas para aproximar as famílias das escolas, processos para tornar a escola mais atraente ao aluno, ou, ainda, metodologias para apresentar algum conteúdo.

 

Compartilhe o planejamento estratégico

Não é sempre que a equipe da rede está toda reunida. Por isso, selecione as informações mais relevantes que precisam ser repassadas e promova um espaço para tirar dúvidas. Organize um exercício que considere as necessidades municipais, estaduais e o contexto nacional. Aborde, por exemplo, a organização do calendário anual – considerando eleições e Copa do Mundo – e os eventos da rede. Detalhe temas importantes para a educação, como a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as avaliações externas. Retome metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Municipal de Educação (PME).

 

Indique os próximos passos

É importante que a Semana Pedagógica seja uma continuidade das reuniões anteriores e se relacione com as futuras, para que os participantes notem a lógica entre as ações da Secretaria. Por isso, deixe explícito quais serão os próximos passos: é necessário que os educadores preparem algum material ou façam alguma pesquisa ou estudo? Se sim, quando será a entrega do que foi combinado? E as reuniões seguintes, serão realizadas em quais datas e qual o tema será abordado?

Com a equipe da Secretaria sistematize o que foi discutido, avalie o encontro, organize as tarefas de cada um, e inicie os preparativos para as próximas reuniões. Discutam quais temas e em qual formato devem ter, por exemplo, a reunião entre o primeiro e segundo semestres e ainda a de fechamento de ano. Cada Secretaria tem autonomia de montar seu calendário de encontros, mas é melhor planejar com antecedência!

 

Você e sua equipe podem encontrar mais informações sobre esse e outros assuntos na área de Gestão Pedagógica do Conviva, no item Formação dos Profissionais da Rede

 

Para marcar os próximos encontros com os educadores e demais compromissos das escolas, use como apoio a ferramenta de Calendário Escolar

Notícias Relacionadas