Carregando

Papel dos cuidadores no desenvolvimento infantil é tema de palestra gratuita nesta quarta

06/06/2018 | Senado Federal 

A Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado, promoverá nesta quarta-feira, na região administrativa de São Sebastião (DF), palestra sobre "O papel dos cuidadores e interessados no desenvolvimento infantil". A apresentação, do pediatra e neonatologista Laurista Corrêa, será no Auditório da Faculdade Fortium, às 9h.

A palestra é gratuita e destinada a profissionais de educação, saúde e desenvolvimento social, além de legisladores, gestores públicos e privados, professores, estudantes, pais, cuidadores em instituições de acolhimento e membros de organizações não governamentais. No dia 13, essa palestra será realizada a partir das 14h, no mesmo local.

Segundo o médico Laurista Corrêa, o cuidador tem um papel de extrema importância no desenvolvimento da criança nos primeiros meses de vida dela. Essa figura central pode ser a mãe, o pai ou a pessoa que passa a maior parte do tempo com ela.

— Os sinais desenvolvidos nos primeiros meses da criança, como um sorriso, estão ligados aos sentimentos de segurança que o bebê adquiriu com relação aos cuidados que recebe. Portanto, nos três primeiros meses, a atitude afetiva e estável do cuidador lhe servirá de orientação, já que as suas experiências se limitam aos afetos — diz o pediatra.

Para ele, portanto, é crucial que a criança crie fortes vínculos nesse momento em que a sua estrutura psicológica começa a ser construída e que tenha confiança na pessoa que cuida dela. Essa relação, ressaltou, será responsável pelo desenvolvimento emocional, psicológico e social do bebê.

https://bit.ly/2sLSgpB