Carregando

Há 5 anos, nascia o Conviva Educação

07/02/2018 | Conviva Educação

A plataforma Conviva Educação, iniciativa da Undime e de 11 institutos e fundações parceiras, é lançada em 30 de janeiro de 2013 com o objetivo de apoiar o trabalho dos dirigentes municipais de educação e equipes técnicas em diversas áreas de gestão.

Acompanhe, a seguir, os marcos na educação e no Conviva nos últimos anos:

 

2013

Cerca de 70% das prefeituras receberam novos dirigentes municipais de educação. Na eleição anterior, a renovação foi muito menor, perto de 40%. Nesse contexto de grande mudança nas redes, o Conviva Educação é lançado.

As oito áreas de gestão da plataforma possuem conteúdos, ferramentas, documentos e vídeos, como o do Fundeb e instrumentos de planejamento orçamentário. No fim daquele ano, 3.866 municípios estavam cadastrados no Conviva.

 

2014

Em 2014, é sancionado o Plano Nacional de Educação (PNE) e ocorre a 2a Conferência Nacional de Educação (Conae) que discute com os participantes a implementação desse Plano.
O Conviva marca presença no 6º Fórum Nacional Extraordinário da Undime com oficinas voltadas para as áreas da gestão educacional organizadas pela plataforma. 

 

2015

Em 2015, estados e municípios elaboraram seus Planos Estaduais e Municipais de Educação e é realizada mais uma edição do Pisa, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, em mais de 70 países.

A plataforma Conviva faz a premiação da 1a Ação de Reconhecimento, lançada no ano anterior, que tem como vencedores Vigia (PA), Novo Horizonte (BA), Boquira (BA) e Irituia (PA).

No 15º Fórum Nacional da Undime, ao lado de mais de 1.500 dirigentes e técnicos das secretarias de educação, são realizadas oficinas sobre as recém-lançadas área e ferramenta do Plano Municipal de Educação (PME). Uma nova estratégia é criada para garantir um atendimento mais próximo aos municípios: cinco estados passam a contar com articuladores responsáveis por tirar dúvidas e colaborar com as equipes técnicas das secretarias no uso do Conviva.

É realizada a 2a Ação de Reconhecimento, que tem como vencedores Beneditinos (PI), Frecheirinha (CE) e Jaguaré (ES).

 

2016

Em 2016, a Undime comemora 30 anos e o Conviva amplia para dezessete o número de articuladores responsáveis por fazer o atendimento em diferentes estados do país.

Também é relevante o lançamento da área e da ferramenta sobre Memorial de Gestão da Educação Municipal para registro das ações realizadas pelas secretarias, colaborando para a transição entre as equipes.
No fim do ano, este vídeo reúne os depoimentos de equipes sobre o impacto do Conviva no trabalho da secretaria.

 

2017

Em 2017, com as eleições, houve uma mudança de gestores em, aproximadamente, 80% das prefeituras, sendo necessário reapresentar às equipes as funcionalidades da plataforma. 

Foram lançados o curso a distância sobre Gestão da Alimentação Escolar, o conteúdo e ferramenta sobre Organização da Rede, o conteúdo sobre Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a 3a Ação de Reconhecimento, que teve como vencedores Autazes (AM), Petrolina (PE) e Lagoinha do Piauí (PI).

A equipe da plataforma participa do 16º Fórum Nacional da Undime, quando foram divulgados o aplicativo do Conviva e as melhorias na ferramenta do Plano Municipal de Educação, com foco no monitoramento das ações.

A preocupação sobre segurança das informações é reforçada.

Foram realizadas doze videoconferências sobre temas relevantes para a educação pública municipal que contaram com a presença de dirigentes da Undime e de especialistas e/ ou de autoridades governamentais.
Como resultado de um grande esforço para cadastramento dos novos dirigentes e equipes das secretarias municipais de educação, realizado principalmente pelos dezessete articuladores do Conviva nos 26 estados brasileiros, ao fim do ano 86% das secretarias do país estavam presentes na plataforma, e 2.153 municípios acessavam o Conviva todo mês, em média.

O ano se encerra com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para educação infantil e ensino fundamental.

 

 

2018

Em 2018, temos muito a comemorar! Mas continuamos com o desafio de oferecer sempre o melhor para as secretarias municipais de educação.

Para tanto, ampliaremos para vinte o número de articuladores responsáveis pelo atendimento nos estados. Além disso, novas ferramentas e conteúdos serão lançados e vídeos e reportagens sobre gestão da educação passarão a ser produzidos e publicados pelo Conviva.

 

Gostou dessa retrospectiva dos últimos 5 anos?

Construa também a sua história! Deixe seus comentários sobre seu percurso profissional neste post do Facebook.

 

Notícias Relacionadas