Prazo final para exportar os dados da matrícula inicial 2023 no sistema do Censo Escolar encerra no dia 15 de abril
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu, no dia 1º de abril, o período de retificação referente a segunda etapa do Censo Escolar 2023. A partir desta data, o sistema Educacenso está disponível para exportação de dados. Portanto, é possível baixar os dados de Matrícula Inicial 2023 para fazer a importação na plataforma Conviva Educação. O prazo será encerrado no dia 15 de abril.
Confira o passo a passo para exportar:
1º Acesse o sistema - o profissional do município que estiver identificado como ‘Superusuário’ no Censo Escolar, deve entrar no site do Educacenso e realizar o login. Em seguida, deve registrar CPF, senha, e clicar na figura e no botão ‘Acessar’. No campo ‘Entidade’, selecionar Secretaria Municipal, que aparece na última opção.
2º Exporte o arquivo - após acessar o sistema com os dados requeridos, feche o menu ‘Situação do Aluno’ e clique na opção ‘Matrícula Inicial’. Nela estarão os dados de escolas, turmas, alunos e profissionais em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional, com data de referência do último Censo Escolar.
-Clique em ‘Migração’ – ‘Exportação’ e ‘Solicitar Arquivo’;
- Depois, em ‘Dependência administrativa’, selecione a opção ‘Municipal’ e clique no botão ‘Exportar’;
- Leia o Termo de compromisso, marque a caixa ‘De acordo’, clique em ‘Continuar’ e novamente em ‘Exportar’;
- Aguarde e na coluna ‘Ação’ clique em ‘Visualizar arquivos’, no símbolo de folha de papel.
- Selecione uma pasta do seu computador e clique em ‘Salvar’.
3º Descompacte o arquivo - abra a pasta em que o arquivo exportado do Educacenso foi salvo. O formato dele será .zip ou .rar, e precisa ser descompactado antes de realizar o passo da importação. Clique com o botão direito do mouse no arquivo e depois em ‘Extrair aqui’. O arquivo será extraído na mesma pasta. Não tente abri-lo!
Se você exportou o arquivo do Educacenso, mas ao tentar extrair do formato .zip, ele aparece vazio ou como inválido, veja como proceder:
- Verifique se o arquivo baixado do Educacenso estava no menu ‘Matrícula Inicial’. Arquivos obtidos em outros menus costumam estar vazios ou apresentar mensagem de erro. Dica: o nome do arquivo começa com “2310601_24_”;
- Veja qual o programa foi utilizado para descompactar o arquivo baixado do Educacenso. Ao utilizar o programa nativo do sistema Windows, a mensagem de arquivo inválido aparece. Recomendamos utilizar um dos dois programas gratuitos: WinRar ou o 7-Zip.
Lembre-se de não exportar o arquivo do Educacenso chamado ‘Situação do Aluno’, pois essa opção não é compatível com os dados necessários para preenchimento das ferramentas no Conviva.
Finalizada a exportação será possível importar o arquivo no Conviva Educação. As informações são preenchidas automaticamente nas ferramentas Estudantes, Profissionais e Escolas e Matrículas, assim a secretaria poderá fazer seu planejamento estratégico. Além disso, com as informações corretas, o uso de outras funcionalidades do Conviva, que dependem dessa base, fica facilitado, como o das ferramentas de Rotas do Transporte Escolar e Estoques.
Com a importação, a secretaria poderá fazer seu planejamento tomando como base dados oficiais, e basta atualizá-los para mantê-los sempre em dia.
A ferramenta de importação do Conviva poderá receber os dados do Censo Escolar até dia 9 de maio. Após a data, a ferramenta é desabilitada a receber arquivos. É importante destacar que não é possível inserir dados de anos anteriores ao ano de 2023.
Guia de exportação do Educacenso
Orientações gerais para importação no Conviva
Em caso de dúvida, entre em contato a equipe de suporte por meio dos contatos:
WhatsApp: (61) 98217-0057
E-mail: contato@convivaeducacao.org.br
Telefone: 0800 729 2872