Carregando

Baixe os dados do Educacenso para importar no Conviva

02/04/2024 | Conviva

Prazo final para exportar os dados da matrícula inicial 2023 no sistema do Censo Escolar encerra no dia 15 de abril

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu, no dia 1º de abril, o período de retificação referente a segunda etapa do Censo Escolar 2023. A partir desta data, o sistema Educacenso está disponível para exportação de dados. Portanto, é possível baixar os dados de Matrícula Inicial 2023 para fazer a importação na plataforma Conviva Educação. O prazo será encerrado no dia 15 de abril.

Confira o passo a passo para exportar:

1º Acesse o sistema - o profissional do município que estiver identificado como ‘Superusuário’ no Censo Escolar, deve entrar no site do Educacenso e realizar o login. Em seguida, deve registrar CPF, senha, e clicar na figura e no botão ‘Acessar’. No campo ‘Entidade’, selecionar Secretaria Municipal, que aparece na última opção.

2º Exporte o arquivo - após acessar o sistema com os dados requeridos, feche o menu ‘Situação do Aluno’ e clique na opção ‘Matrícula Inicial’. Nela estarão os dados de escolas, turmas, alunos e profissionais em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional, com data de referência do último Censo Escolar.

-Clique em ‘Migração’ – ‘Exportação’ e ‘Solicitar Arquivo’; 

- Depois, em ‘Dependência administrativa’, selecione a opção ‘Municipal’ e clique no botão ‘Exportar’;

- Leia o Termo de compromisso, marque a caixa ‘De acordo’, clique em ‘Continuar’ e novamente em ‘Exportar’; 

- Aguarde e na coluna ‘Ação’ clique em ‘Visualizar arquivos’, no símbolo de folha de papel. 

- Selecione uma pasta do seu computador e clique em ‘Salvar’.

3º Descompacte o arquivo - abra a pasta em que o arquivo exportado do Educacenso foi salvo. O formato dele será .zip ou .rar, e precisa ser descompactado antes de realizar o passo da importação. Clique com o botão direito do mouse no arquivo e depois em ‘Extrair aqui’. O arquivo será extraído na mesma pasta. Não tente abri-lo!

Se você exportou o arquivo do Educacenso, mas ao tentar extrair do formato .zip, ele aparece vazio ou como inválido, veja como proceder:

- Verifique se o arquivo baixado do Educacenso estava no menu ‘Matrícula Inicial’. Arquivos obtidos em outros menus costumam estar vazios ou apresentar mensagem de erro. Dica: o nome do arquivo começa com “2310601_24_”;

- Veja qual o programa foi utilizado para descompactar o arquivo baixado do Educacenso. Ao utilizar o programa nativo do sistema Windows, a mensagem de arquivo inválido aparece. Recomendamos utilizar um dos dois programas gratuitos: WinRar ou o 7-Zip

Lembre-se de não exportar o arquivo do Educacenso chamado ‘Situação do Aluno’, pois essa opção não é compatível com os dados necessários para preenchimento das ferramentas no Conviva. 

Finalizada a exportação será possível importar o arquivo no Conviva Educação. As informações são preenchidas automaticamente nas ferramentas Estudantes, Profissionais e Escolas e Matrículas, assim a secretaria poderá fazer seu planejamento estratégico. Além disso, com as informações corretas, o uso de outras funcionalidades do Conviva, que dependem dessa base, fica facilitado, como o das ferramentas de Rotas do Transporte Escolar e Estoques.

Com a importação, a secretaria poderá fazer seu planejamento tomando como base dados oficiais, e basta atualizá-los para mantê-los sempre em dia.

A ferramenta de importação do Conviva poderá receber os dados do Censo Escolar até dia 9 de maio. Após a data, a ferramenta é desabilitada a receber arquivos. É importante destacar que não é possível inserir dados de anos anteriores ao ano de 2023.

Cronograma de importação 2024

Guia de exportação do Educacenso

Orientações gerais para importação no Conviva

Em caso de dúvida, entre em contato  a equipe de suporte por meio dos contatos:

WhatsApp: (61) 98217-0057

E-mail: contato@convivaeducacao.org.br

Telefone: 0800 729 2872