Carregando

MEC disponibiliza formação voltada para educação infantil

18/01/2022 | Ministério da Educação

A formação 'Aperfeiçoamento em Educação Infantil' lançada em 2021 tem como objetivo qualificar profissionais de creches e de pré-escolas

 

Os profissionais que atuam em creches e pré-escolas da rede pública e privada de todo o país têm uma formação específica disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC). A formação 'Aperfeiçoamento em Educação Infantil' lançada no final de 2021 tem como objetivo qualificar profissionais de creches e de pré-escolas brasileiras. A capacitação contribuirá para o estabelecimento de práticas pedagógicas criativas, consequentemente, melhorando a formação integral das crianças.

A formação, que já conta com mais de 95 mil inscritos, tem carga horária de 200 horas, divididas em seis módulos: Conhecer-se e Expressar; Conviver; Participar e Explorar; Brincar; Comunidade Escolar; e Famílias: mãos entrelaçadas. A capacitação também conta com um módulo extra que ajudará os professores a auxiliarem os estudantes na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental.

Totalmente gratuita e autoinstrucional, a formação está disponível na plataforma Avamec (https://avamec.mec.gov.br/#/) para os 593 mil professores e demais profissionais da educação infantil de escolas públicas e privadas.

Para Renato Brito, diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, “os profissionais da educação infantil que se inscreverem terão oportunidades de acessar vídeos, artigos, obter dicas de livros para conhecerem pesquisas e descobertas que envolvem o mundo infantil”.

A plataforma Avamec, Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC, conta hoje com 148 cursos gratuitos oferecidos a professores, gestores de escolas e estudantes. São 1.172 milhão de usuários e 2.153 turmas. De acordo com o secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo, a capacitação dos profissionais de educação é de suma importância para o MEC. “Isso reflete o trabalho que o Ministério tem desenvolvido para disponibilizar para a nossa comunidade educacional, para os professores, para os estudantes, para os gestores, formações direcionadas às diversas etapas e modalidades”, ressaltou o secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informaações da Seb