Carregando

Saiba como compartilhar boas práticas do seu município

10/01/2022 | Conviva Educação

Para otimizar o uso da área de “Experiências” e incentivar a diversidade de municípios na participação e publicação de relatos, estamos com novas regras para a aprovação de textos. 

 

Conheça abaixo quais foram as alterações:

Fluxo de criação de um relato

O primeiro passo é acessar a aba “Rede” > “Experiências”. Ao clicar no botão “Adicionar Experiência”, basta preencher o formulário, levando em conta as perguntas que direcionam o registro.

Para ser publicado, o relato precisa alcançar os critérios textuais de publicação, por isso, leia com atenção as perguntas propostas para te auxiliar a construir o texto.
É preciso descrever com detalhes como as ações foram planejadas, executadas e quais foram os resultados. Sempre dê exemplos e compartilhe o passo a passo.

Em cada pergunta no formulário (exceto na questão "Como o Conviva ajudou no processo", que não tem um tamanho mínimo),  é preciso escrever um texto que contenha, pelo menos, 250 caracteres. Textos com parágrafos repetidos ou que não tenham o tamanho mínimo serão reprovados.  Lembre-se também de definir um título para a experiência e marcar a opção de aceite dos termos de uso. Sem essas informações, o texto não poderá ser salvo e o registro será perdido.

Depois de preencher corretamente, há duas opções: clicar no botão “Salvar rascunho” (e então finalizar posteriormente) ou em "Enviar para análise" (a equipe do Conviva recebe a experiência para análise e ajustes para publicação).  


APROVAÇÃO

Ao salvar o rascunho ou enviar o registro para análise do Conviva, tanto a pessoa que criou a experiência quanto o Dirigente Municipal de Educação (DME) e o Usuário Principal do município serão avisados sobre o relato por meio de notificação na plataforma e mensagem de e-mail.

Após analisar o material recebido, a equipe do Conviva pode indicar dois caminhos diferentes:

Texto em análise para posterior aprovação

Quando o texto tem informações relevantes e precisa de poucos ajustes para ser publicado, a  equipe do Conviva entra em contato com o autor do depoimento via  telefone, complementa as informações e faz os ajustes necessários. Depois de o autor do texto aprovar os ajustes por e-mail, a experiência é publicada e pode ser vista por todos os usuários cadastrados na plataforma.

Texto reprovado e reenviado

Quando o texto enviado pelo autor da experiência precisar de muitos ajustes, a equipe do Conviva irá reprovar o registro, enviar uma justificativa geral e sugerir que a experiência seja alterada a partir dos passos previstos no fluxo de criação acima e, após isso, reenviada para análise. 

O autor do texto (assim como o DME e o Usuário Principal) vai receber uma notificação de reprovação do relato (via plataforma e e-mail) e poderá editar o conteúdo. Ao clicar no botão “Enviar para análise”, esse texto recebe o status de “Em revisão”. A equipe do Conviva fica então responsável por fazer uma nova verificação antes de publicá-lo. Também é possível salvar o texto em rascunho enquanto o envio não é feito - porém, enquanto estiver em rascunho, o registro não será visto pela equipe de curadoria do Conviva e, por isso, não poderá ser publicado. 

Caso o autor faça as adequações necessárias e envie a experiência novamente para análise, o texto passará por nova apuração. Se aprovado, um novo contato da curadoria será realizado, e, após as adequações necessárias, a versão final da experiência será encaminhada para aprovação final do autor e posterior publicação na plataforma.

Essa área foi pensada para compartilhar boas práticas, e não notícias do município. Por isso, é preciso descrever a experiência de maneira detalhada visando inspirar outras secretarias, compartilhando o conhecimento, os métodos e os resultados com o leitor. 

Confira alguns exemplos, e inspire-se:

O Conviva na gestão: organização e otimização de processos - Maxaranguape/RN - Leia aqui 

EJA: Educação com afeto mesmo na pandemiaViçosa/AL  - Leia aqui 

Projeto Correio Itinerante da Educação Especial Tabatinga/AM - Leia aqui 

1ª Olimpíada de Psicomotricidade da CrecheTabatinga/AM - Leia aqui 

A transformação da educação pública por meio da Comunidade de Aprendizagem Iraquara/BA  - Leia aqui 

Agricultura Familiar: execução com diálogo e cooperação mútua Uberlândia/MG - Leia aqui 

Limite de textos

Uma das regras que precisam ter mais atenção do usuário é o limite de relatos: apenas três textos por município serão publicados a cada seis meses (ou 180 dias).

Por isso é muito importante que toda a Equipe da Secretaria priorize quais experiências devem ser registradas!

Por exemplo: o município teve uma experiência publicada em janeiro, outra em fevereiro e a terceira em março. Após passar os 180 dias de cada uma delas, a equipe da SME poderá enviar novos textos para análise. Nessa situação, os profissionais poderão mandar outras experiências em julho, outro em agosto e o seguinte em setembro.

O município que não tiver três textos publicados no período de 180 dias, a contar do primeiro texto publicado, pode fazer quantos relatos quiser, deixar salvo como rascunho e enviar para análise. Porém, deverá estar ciente que o limite de publicações obedecerá a regra dos três textos a cada seis meses.
Somente usuários da Equipe da Secretaria podem adicionar experiências, e não cadastrados que estão lotados nas escolas.

Saiba mais

Ao enviar a experiência, o texto entrará para uma fila de análise. Portanto, basta aguardar que a equipe do Conviva entre em contato, por ordem de envio, para dar seguimento à publicação. 

Divulgue as experiências na sua rede!!! 

Ressaltamos que a área de Experiências agora é pública! Ou seja, qualquer pessoa, cadastrada ou não no Conviva pode acessar! Esperamos que gostem das mudanças e que as melhorias colaborem para o trabalho da secretaria!

Ainda tem dúvidas? Acesse os recursos de ajuda da plataforma ou entre em contato com a nossa equipe de suporte: 
contato@convivaeducacao.org.br
(21) 98298-2013  - Somente WhatsApp
0800 729 2872

 

Notícias Relacionadas