Para otimizar o uso da área de “Experiências” e incentivar a diversidade de municípios na participação e publicação de relatos, estamos com novas regras para a aprovação de textos.
Conheça abaixo quais foram as alterações:
Fluxo de criação de um relato
O primeiro passo é acessar a aba “Rede” > “Experiências”. Ao clicar no botão “Adicionar Experiência”, basta preencher o formulário, levando em conta as perguntas que direcionam o registro.
Para ser publicado, o relato precisa alcançar os critérios textuais de publicação, por isso, leia com atenção as perguntas propostas para te auxiliar a construir o texto.
É preciso descrever com detalhes como as ações foram planejadas, executadas e quais foram os resultados. Sempre dê exemplos e compartilhe o passo a passo.
Cada pergunta no formulário (exceto na questão "Como o Conviva ajudou no processo", que não tem um tamanho mínimo), é preciso escrever um texto que contenha, pelo menos, 250 caracteres. Textos com parágrafos repetidos ou que não tenham o tamanho mínimo serão reprovados. Lembre-se também de definir um título para a experiência e marcar a opção de aceite dos termos de uso. Sem essas informações, o texto não poderá ser salvo e o registro será perdido.
Depois de preencher corretamente, há duas opções: clicar no botão “Salvar rascunho” (e então finalizar posteriormente) ou em "Enviar para análise" (a equipe do Conviva recebe a experiência para análise e ajustes para publicação).
APROVAÇÃO
Ao salvar o rascunho ou enviar o registro para análise do Conviva, tanto a pessoa que criou a experiência quanto o Dirigente Municipal de Educação (DME) e o Usuário Principal do município serão avisados sobre o relato por meio de notificação na plataforma e mensagem de e-mail.
Após analisar o material recebido, a equipe do Conviva pode indicar dois caminhos diferentes:
Texto em análise para posterior aprovação
Quando o texto tem informações relevantes e precisa de poucos ajustes para ser publicado, a equipe do Conviva entra em contato com o autor do depoimento via telefone, complementa as informações e faz os ajustes necessários. Depois de o autor do texto aprovar os ajustes por e-mail, a experiência é publicada e pode ser vista por todos os usuários cadastrados na plataforma.
Texto reprovado e reenviado
Quando o texto enviado pelo autor da experiência precisar de muitos ajustes, a equipe do Conviva irá reprovar o registro, enviar uma justificativa geral e sugerir que a experiência seja alterada a partir dos passos previstos no fluxo de criação acima e, após isso, reenviada para análise.
O autor do texto (assim como o DME e o Usuário Principal) vai receber uma notificação de reprovação do relato (via plataforma e e-mail) e poderá editar o conteúdo. Ao clicar no botão “Enviar para análise”, esse texto recebe o status de “Em revisão”. A equipe do Conviva fica então responsável por fazer uma nova verificação antes de publicá-lo. Também é possível salvar o texto em rascunho enquanto o envio não é feito - porém, enquanto estiver em rascunho, o registro não será visto pela equipe de curadoria do Conviva e, por isso, não poderá ser publicado.
Caso o autor faça as adequações necessárias e envie a experiência novamente para análise, o texto passará por nova apuração. Se aprovado, um novo contato da curadoria será realizado, e, após as adequações necessárias, a versão final da experiência será encaminhada para aprovação final do autor e posterior publicação na plataforma.
Essa área foi pensada para compartilhar boas práticas, e não notícias do município. Por isso, é preciso descrever a experiência de maneira detalhada visando inspirar outras secretarias, compartilhando o conhecimento, os métodos e os resultados com o leitor.
Limite de textos
Uma das regras que precisam ter mais atenção do usuário é o limite de relatos: apenas três textos por município serão publicados a cada seis meses (ou 180 dias).
Por isso é muito importante que toda a Equipe da Secretaria priorize quais experiências devem ser registradas!
Por exemplo: o município teve uma experiência publicada em janeiro, outra em fevereiro e a terceira em março. Após passar os 180 dias de cada uma delas, a equipe da SME poderá enviar novos textos para análise. Nessa situação, os profissionais poderão mandar outras experiências em julho, outro em agosto e o seguinte em setembro.
O município que não tiver três textos publicados no período de 180 dias, a contar do primeiro texto publicado, pode fazer quantos relatos quiser, deixar salvo como rascunho e enviar para análise. Porém, deverá estar ciente que o limite de publicações obedecerá a regra dos três textos a cada seis meses.
Somente usuários da Equipe da Secretaria podem adicionar experiências, e não cadastrados que estão lotados nas escolas.
Saiba mais
Ao enviar a experiência, o texto entrará para uma fila de análise. Portanto, basta aguardar que a equipe do Conviva entre em contato, por ordem de envio, para dar seguimento à publicação.
Confira alguns textos publicados que seguiram todos os critérios, e inspire-se:
O Conviva na gestão: organização e otimização de processos - Maxaranguape/RN - Leia aqui
EJA: Educação com afeto mesmo na pandemia - Viçosa/AL - Leia aqui
Projeto Correio Itinerante da Educação Especial - Tabatinga/AM - Leia aqui
1ª Olimpíada de Psicomotricidade da Creche - Tabatinga/AM - Leia aqui
A transformação da educação pública por meio da Comunidade de Aprendizagem - Iraquara/BA - Leia aqui
Agricultura Familiar: execução com diálogo e cooperação mútua - Uberlândia/MG - Leia aqui
Divulgue as experiências na sua rede!!!
Ressaltamos que a área de Experiências agora é pública! Ou seja, qualquer pessoa, cadastrada ou não no Conviva pode acessar! Esperamos que gostem das mudanças e que as melhorias colaborem para o trabalho da secretaria!
Ainda tem dúvidas? Acesse os recursos de ajuda da plataforma ou entre em contato com a nossa equipe de suporte:
contato@convivaeducacao.org.br
(21) 98298-2013 - Somente WhatsApp
0800 729 2872