Carregando

Como realizar o cadastro no Conviva em 2021

03/12/2020 | Conviva Educação

A secretaria municipal de educação inicia uma nova gestão em 2021! Aqui na plataforma Conviva Educação, Dirigentes Municipais de Educação (DME) e sua equipe encontram informações, conteúdos formativos e possibilidade de troca de experiências com todo o país. Tudo de forma gratuita e segura.

Importante lembrar que cada município tem um Usuário Principal, que o Conviva recomenda que seja o DME, e que é essa pessoa concede as liberações para a equipe acessar a plataforma. No próximo ano, com um novo mandato, pode existir mudança completa ou de parte da equipe. Por isso, em 31 de dezembro de 2020, os cadastros atuais serão bloqueados. Para que as informações sobre o seu município no Conviva sejam mantidas em segurança, o DME que assumir deverá se cadastrar (ou reativar seu registro) e os dados da equipe precisam ser atualizados em 2021. Com isso, apenas aqueles que estiverem ligados às funções na secretaria de educação e nas escolas poderão acessar o Conviva.

Os profissionais que desejam utilizar as funcionalidades da plataforma em 2021 precisam fazer seu cadastro, conforme as indicações abaixo e neste infográfico. Dividimos a reportagem em alguns itens, conforme o cargo que será ocupado por você e seus colegas. Use esse material para facilitar o processo de cadastramento! 


O papel do Dirigente Municipal de Educação 
É responsabilidade do DME fazer seu próprio cadastro e aprovar o acesso da equipe ao Conviva. Veja só essas duas etapas:
1) A partir de 11 de janeiro, o DME que assume a secretaria e ainda não tem acesso à plataforma precisa se cadastrar no Conviva (clicando no botão “cadastrar” em www.convivaeducacao.org.br). Entre os itens de preenchimento, será solicitada a inclusão do documento comprobatório de nomeação do cargo (decreto ou portaria). O profissional que já possui cadastro atualmente (sendo DME ou tento outra função) e passa a ser o DME em 2021 basta enviar pelo email contato@convivaeducacao.org.br o documento de nomeação no cargo; 

2) Quando a nomeação do DME for recebida pelo Conviva, esse profissional passa a ser identificado na plataforma como Usuário Principal em seu município. Essa função permite a liberação do acesso no Conviva pelos demais profissionais da equipe da secretaria e das escolas. A liberação deve ser feita pelo DME no ambiente de “Minha Equipe”, realizando as alterações conforme a atuação de cada profissional, permitindo a visualização (leitura) ou a edição das ferramentas. 

Equipe da secretaria municipal de educação e escolas
Os profissionais que podem se cadastrar no Conviva são que atuam nas secretarias municipais de educação. A plataforma também aceita e incentiva que um representante de cada escola seja cadastrado. Importante ressaltar que o Conviva foi construído para apoiar a gestão das SME, mas entendemos que as escolas são fundamentais no levantamento e na gestão das informações. Por isso, apenas uma pessoa por unidade escolar é permitida. 
Quem já está cadastrado hoje no Conviva não vai precisar preencher seus dados novamente em 2021, apenas aguardar pela liberação de acesso feita pelo DME. Quem for novo no Conviva precisa preencher o formulário de cadastro e então aguardar pela liberação do DME.
Importante: depois que o acesso dos usuários for liberado pelo Usuário Principal, será possível acessar livremente as áreas de conteúdo e rede, que são abertas a todos os cadastrados. Mas para a visualização e edição das ferramentas é necessário que os profissionais tenham permissão de uso, conforme indicado no item 2 do texto acima.

Ações prioritárias da secretaria nas primeiras semanas de janeiro
O Conviva está preparando diversos materiais para apoiar as secretarias de educação no enfrentamento dos desafios dos primeiros meses do ano e na escolha das prioridades. Entre elas, está a indicação de uso das ferramentas de Organização da Rede, Agenda e Calendário Escolar, que favorecem as decisões ainda antes do início do ano letivo, e o Memorial de Gestão. Atualmente, o Memorial que está sendo preenchido pelas secretarias de educação reúne dados sobre o mandato que termina em 2020. Quando ele for retomado pela nova equipe, deve servir de ponto de partida do planejamento das ações.
Se todo início de gestão já tende a ser conturbado, em 2021 as dificuldades tendem a ser maiores por causa da pandemia do novo coronavírus que obrigou o fechamento de escolas e a reorganização das aulas não-presenciais. Por isso, fique de olho na plataforma Conviva e indique aos demais profissionais que estarão nas secretarias em 2021 para que também acessem!