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Undime Centro-Oeste: orientações para a educação diante Covid-19

22/04/2020 | Conviva Educação

Carlos Lobo assumiu o cargo de presidente da Undime Região Centro-Oeste no início de abril. Desde 2013, é Dirigente Municipal de Educação de Vianópolis (GO), e agora tem o desafio de representar os presidentes de três estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Desde meados de março, as redes municipais estão com as aulas suspensas como forma de conter o avanço do novo coronavírus. Na entrevista abaixo, Carlos explica a situação atual e as ações previstas. Nas próximas semanas, veja textos realizados com os presidentes das demais regiões brasileiras.

 

Neste momento, os profissionais da secretaria e das escolas do seu município estão realizando teletrabalho? 

Sim, todos estão trabalhando de forma remota, utilizando os recursos que temos disponíveis, como computadores, acesso à internet, e-mails e Whatsappp. A plataforma Conviva tem sido uma aliada das secretarias. Por ser totalmente online, os profissionais conseguem fazer o preenchimento das ferramentas ou realizar consultas normalmente estando em qualquer local. 

Em Vianópolis, município em que sou dirigente, temos uma assessora para manter o Conviva atualizado. Neste momento, em que muitos gestores estão saindo de seus cargos para serem candidatos nas próximas eleições e que está prevista a transição da gestão municipal, a plataforma também permite o máximo de transparência e possibilidade de continuidade do trabalho.

 

As secretarias estão orientando as escolas a elaborarem propostas aos estudantes nesse momento de suspensão das aulas presenciais. Pode nos explicar quais os objetivos e o formato dessas atividades?

Para as turmas de pré-escola (com crianças de 4 e 5 anos) até o 5º ano do Ensino Fundamental, orientamos atividades às famílias para que elas apoiem as crianças em propostas com o caráter de revisão dos conteúdos já vistos em sala de aula. Sabemos que não é possível realizar um trabalho de excelência de forma online para esses alunos menores, mas ao mesmo tempo achamos importante que se mantenham conectados com os assuntos que aprenderam e com seus educadores. 

É essencial também que o planejamento das escolas seja feito levando em conta as características da faixa etária. Os estudantes menores conseguem se concentrar por menos tempo a uma atividade e precisam de mais intervenções dos educadores do que comparados a estudantes maiores, por exemplo. Importante considerar também que as famílias estão acompanhando as crianças sem serem profissionais da área de educação e não tendo, necessariamente, tempo ou conhecimentos acadêmicos suficientes. Já para as turmas dos anos finais do ensino fundamental e do Ensino Médio, a responsabilidade na maior parte dos municípios está com o governo estadual.

 

Como as atividades elaboradas chegam até os estudantes?

Os professores têm grupos de Whatsapp com as famílias de suas turmas de pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental. Eles enviam as propostas por mensagens e muitas vezes por vídeos, e os adultos apresentam para as crianças e depois devolvem com o material respondido. Adotamos combinados para o horário no envio de mensagens, para que o professor não precise estar disponível a todo o momento. 

 

Essas atividades serão contabilizadas como sendo dias letivos? 

Não. Como disse, são atividades de revisão de conteúdos já vistos com a preocupação de possibilitar a continuidade da aprendizagem, com a melhor qualidade possível para o contexto atual. 

Porém, nossa orientação para os professores e para as escolas é de registrar esse trabalho que está sendo realizado a distância para avaliar o que foi efetivo e sabermos das ações feitas. 

Mais do que tudo, nossa atenção deve estar voltada para a preservação da vida humana e ao cumprimento do que diz a Organização Mundial de Saúde. Por não sabermos quanto tempo as escolas ficarão paralisadas, não conseguimos programar como será feito o cumprimento do calendário. Então, segundo as leis atuais, essas atividades enviadas às famílias não substituem os dias letivos. 

 

E de que forma as aulas serão repostas? 

Por enquanto, há algumas opções: aulas em julho, aos sábados, mais horas nos dias letivos (conforme a Medida Provisória 934), entre outras. Porém, para que qualquer decisão seja tomada, precisaremos saber a quantidade de aulas que precisarão ser repostas.

 

De que forma os professores estão tendo apoio das equipes das secretarias e das escolas para realizar esse trabalho?

A gestão escolar e das secretarias deve sempre apoiar as escolas para que o professor realize o melhor trabalho. Por isso, esses profissionais estão sempre por perto para colaborar no planejamento e nas tomadas de decisão. E embora o foco da formação dos professores não seja o preparo dessas atividades complementares, que são realizadas com autonomia pelos estudantes e com apoio de suas famílias, notamos uma grande criatividade e esforço dos educadores para planejarem essas aulas. Os profissionais estão de parabéns!

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