Estão abertas as inscrições para a 4ª Ação de Reconhecimento!

12/08/2019 | Conviva Educação

Até 20 de setembro, você e sua equipe podem inscrever uma iniciativa de sucesso realizada com apoio do Conviva e concorrer a diversos prêmios: viagem para a Colômbia, encontro formativo, participação de cursos, recebimento de livros infantis e curso presencial para a equipe da secretaria! Nesta página você encontra todos os materiais de apoio e a ficha de inscrição.

 

O essencial sobre o edital

No edital da 4ª Ação de Reconhecimento, estão as regras de participação em detalhes. Abaixo procuramos resumir as orientações e responder às principais dúvidas:

 

Quem pode participar?

As secretarias municipais de educação cadastradas na plataforma Conviva.

 

É possível um município registrar mais de uma iniciativa?

É aceita apenas uma inscrição por município. Por isso, discuta com a equipe qual dos relatos deve ser detalhado e eleja o melhor deles, isso é, veja aquele com resultados mais significativos e uso destacado do Conviva.

 

Quem deve ser o responsável pela inscrição?

Basta o profissional da secretaria de educação estar cadastrado no Conviva para realizar a inscrição na Ação de Reconhecimento. Caso o responsável pela inscrição não seja o Dirigente Municipal de Educação, é recomendável que ele seja avisado sobre a participação do município na premiação, assim como os demais colegas de equipe da secretaria.

 

O que não pode faltar no registro realizado?

Na ficha de inscrição deve estar informado em detalhes o objetivo inicial da ação, o passo-a-passo da execução, as áreas de gestão impactadas relacionadas ao Conviva, os desafios enfrentados durante o processo e o contexto da educação pública no município. Lembre-se: as iniciativas descritas devem indicar de que forma o Conviva apoiou as secretarias municipais de educação para o sucesso da ação!   

 

É possível salvar um rascunho da inscrição?

Sim! Ao iniciar o preenchimento da sua inscrição, clique em “Salvar rascunho” e continue editando depois. Porém, fique atento ao prazo (20 de setembro) e envie sua inscrição quando ela estiver completa. Todos os usuários do município têm acesso à página de inscrição da Ação de Reconhecimento e podem colaborar para editar esse relato.

 

Após enviar a inscrição, posso alterá-la?

Não! Depois de enviar o seu relato, não será possível atualizá-lo. Por isso, use o botão “Salvar rascunho” até ter certeza de que finalizou seu texto.

 

Qual o tamanho limite do texto das respostas?

Em cada questão com campo aberto é possível escrever respostas de até 2.500 caracteres.

 

Qual o tamanho máximo dos arquivos anexados na ficha de inscrição?

Além de responder a cada uma das questões é possível inserir documentos na ficha de inscrição. O tamanho máximo desses arquivos é de 25 mb.

 

Ao enviar a inscrição, o município recebe uma confirmação?

Sim! Você e todos da equipe recebem um e-mail informando sobre o envio da inscrição.

 

Qual o prazo para as inscrições?

Entre 12 de agosto e 20 de setembro.

 

Quais as etapas de seleção?

A primeira fase de seleção dos trabalhos inscritos é a triagem. Na segunda, os registros válidos serão analisados pela Comissão Avaliadora, que vai identificar os trinta melhores colocados na Ação de Reconhecimento, sendo os 10 primeiros considerados finalistas e os 20 seguintes, semifinalistas. Os nomes desses 30 será apresentado dia 23 de outubro, em um vídeo ao vivo transmitido no Facebook do Conviva. Os três vencedores serão divulgados em 28 de novembro.

 

Quais as premiações para os 30 semifinalistas?

Os 30 melhores colocados têm o direito a participar de programas de formação a distância gratuitos e receberão livros infantis de 0 a 6 anos para serem distribuídos nas escolas de sua rede.

 

Quais as premiações para os 10 finalistas?

Além dos prêmios entregues aos semifinalistas, dois representantes dos municípios finalistas serão convidados a viajar para o Rio de Janeiro em novembro. Na capital fluminense, participam de uma formação presencial e apresentam a uma banca de especialistas em educação sua experiência, o que os classificará na categoria “técnica”. Também gravarão vídeos com a equipe do Canal Futura, quando serão entrevistados sobre suas práticas. Essas gravações serão disponibilizadas para o público escolher o vencedor da categoria “votação popular”.

 

Quais as premiações para os 3 vencedores?

Além das premiações para os semifinalistas e finalistas, dois representantes dos três municípios vencedores nas categorias técnica e votação popular serão contemplados com uma viagem para a Colômbia para conhecer experiências educativas de sucesso em 2020. A equipe da secretaria de educação também receberá em seu município uma oficina – com momentos presenciais e a distância – para colaborar com a solução dos desafios de cada localidade.

 

O que são consideradas iniciativas de qualidade pela Comissão Avaliadora?

A Comissão Avaliadora levará em conta quatro critérios para selecionar os relatos: Articulação e Mobilização, Metodologia, Aperfeiçoamento e Inovação e Fortalecimento e Desenvolvimento da Gestão. No item 5 do edital estão indicados em detalhe esses critérios. No Manual do Participantenos capítulos “O que é uma iniciativa de qualidade” e “Dicas da comissão avaliadora”, você também encontra mais informações.

 

Em caso de dúvidas, a quem devo recorrer?

O articulador ou a articuladora responsável pelo atendimento do Conviva em seu estado está preparado para te apoiar em todo o processo de inscrição, seja para o entendimento do edital, a identificação da prática que deve ser relatada e as dicas sobre o preenchimento da ficha de inscrição. Conte com esse profissional (se precisar recuperar seu contato, acesse o Conviva com seus dados de login e senha e encontre o telefone e email do responsável pelo seu estado no rodapé das páginas). Se preferir, escreva para reconhecimento@convivaeducacao.org.br ou envie uma mensagem para Whatsapp (21) 98298-2013.

 

Materiais para apoio dos participantes

Na página do Conviva construída especialmente para a iniciativa – www.convivaeducacao.org.br/reconhecimento – estão reunidos os materiais que colaboram com as inscrições. Basta acessar e reler sempre que necessário! A seguir, você também encontra os links para cada um deles:

Manual do Participante

Edital

Reportagem sobre os vencedores das últimas edições

Vídeos realizados por três finalistas (Santiago (RS), Maurilândia do Tocantins (TO) e Três Rios (RJ) incentivando as inscrições

Vídeo ao vivo transmitido pelo Facebook para apresentar as regras e conhecer a experiência de uma finalista

Ficha de inscrição

 

Assista ao vídeo realizado pelos articuladores do Conviva incentivando sua inscrição!

Boa sorte a todos!

 

Notícias Relacionadas