Carregando

Os avanços dos municípios do Centro-Oeste em 2018

21/11/2018 | Conviva Educação

Os estados do Centro-Oeste têm alcançado resultados importantes na gestão da educação. Nos textos abaixo, veja como Chapada dos Guimarães (MT), Deodápolis (MS) e Mundo Novo (GO) acompanham as atividades de toda a equipe, atualizam constantemente suas informações e fazem a ponte entre secretaria e escola para melhoria da educação.

Acompanhe também as experiências de municípios do Norte, Nordeste, Sudeste e Sul nas reportagens publicadas na área Fique Atento do Conviva. 

O trabalho da equipe está alinhado na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

“Procuramos estar bem informados sobre as notícias da gestão da educação, trabalhar em parceria na secretaria e manter organizados os dados sobre as escolas. Para alcançar esses objetivos, realizamos várias iniciativas. Entre elas, está a planilha que registra as ações feitas no Conviva: cada membro tem uma responsabilidade no preenchimento das ferramentas, conforme o setor em que atua, e um prazo para terminar o serviço. Quando cada um faz sua parte, quem ganha é a gestão e, porque não, os estudantes.

Uma das áreas que estamos nos empenhando é a orçamentária e financeira. Mês a mês inserimos na ferramenta do Conviva o que gastamos com transporte e alimentação, acompanhamos os repasses vindos do governo e o que é utilizado. Outro setor que têm tido nossa atenção é o de transporte escolar, porque organizamos nossas rotas dos ônibus e vemos como isso tem impacto em nosso planejamento como um todo, já que permite a presença das crianças nas escolas.

Com a importação dos dados do Censo Escolar para o Conviva, vemos informações detalhadas por unidade e as compartilhamos com os profissionais da educação, o que favorece o alinhamento do trabalho como um todo.

Desde que comecei a atuar na secretaria, há 2 anos, tenho notado as melhorias implementadas no Conviva. Sabemos que existem sistemas de gestão pagos, mas eles não são superiores à plataforma da Undime. Consultamos os conteúdos e nos mantemos informados sobre o que há de mais importante na gestão da educação. Aprendemos muito! Estamos nos organizando para que 2019 comece com o pé direito!”, Depoimento de Hellen Cristina Xavier Moreira, Dirigente Municipal de Educação de Chapada dos Guimarães (MT).

 

Em Mato Grosso do Sul, a secretaria de educação de Deodápolis mostra como tem acesso a informações da rede, sem precisar recorrer à prefeitura ou às escolas

“Depois que importamos os dados do Censo Escolar 2017 no Conviva, pedimos que as escolas atualizassem as informações sobre os estudantes em 2018 e agora temos isso organizado e num só lugar. Não precisamos mais entrar em contato com cada instituição de ensino para saber os dados dos profissionais lotados nelas. Uma vez registradas no Conviva, temos as informações disponíveis a qualquer momento! Nosso uso mais intenso da plataforma começou depois que fizemos essa importação, e desde então isso tem facilitado a gestão da educação (veja foto da equipe no topo desta reportagem).

Foi nosso secretário de educação quem orientou a equipe para utilizar o ambiente para ter um controle das informações sem precisar recorrer à prefeitura. Começamos em 2018 a explorar as ferramentas, depois de ter preenchidos os dados do Censo Escolar, e então ampliamos o uso do sistema como um todo. Hoje fazemos o controle dos estoques dos materiais pedagógicos e de outros itens que são distribuídos para as escolas. Na área de alimentação, a nutricionista lança as despesas efetuadas e elabora os cardápios que seguem para as escolas. Com o transporte escolar, cadastramos nossos veículos, motoristas e rotas, e temos registro da quilometragem e dos estudantes atendidos.

Antes disso, nosso controle era feito com papéis. Nós nos dedicamos para aprender a mexer na plataforma e colhemos os frutos: ficou mais fácil ter acesso aos recursos, e importar planilhas e imprimir qualquer relatório agora é simples. Até dezembro, nossa meta é ter todos os dados da secretaria preenchidos na plataforma!” Depoimento de Ana Lucia Alves de Souza, da equipe técnica da secretaria municipal de educação de Deodápolis (MS)

Assista ao vídeo realizado por Adriano Araújo Pimentel, Dirigente Municipal de Educação de Deodápolis, sobre os avanços de 2018:

 

Em Mundo Novo, Goiás, a secretaria tem dados sistematizados e construção de conhecimento

“Já conhecíamos a plataforma Conviva, mas foi em 2018 que passamos a fazer um uso mais consistente. Isso porque nosso prefeito esteve em um curso oferecido pela Undime e propôs para a secretaria utilizar a plataforma. Nossa Dirigente de Educação então nos encaminhou para uma formação com a articuladora do Conviva no estado e esse sistema de gestão passou a fazer parte da rotina de trabalho. Digo para meus colegas que tudo o que precisamos saber sobre gestão da educação está lá! Se o dado está na plataforma, é de confiança!

Nas postagens do Fórum, na área de notícias e nos conteúdos de gestão pedagógica encontramos textos e vídeos sobre os assuntos que impactam no nosso dia a dia. Ainda temos muito o que aprender para utilizar a plataforma em sua completude, mas já inserimos os alunos em turmas e fazemos sua transferência, compartilhamos dados sobre os eventos que acontecem nas escolas, incluímos os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e regimentos internos entre os anexos na Ferramenta de Escolas. Quando precisamos ter os dados sistematizados sobre os profissionais, por exemplo para saber os votantes na eleição para diretores, consultamos os dados no Conviva. Para saber quais leis orientam cada processo, os passos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ou ainda os avanços do Plano Nacional de Educação (PNE), recorremos às informações disponíveis”. Depoimento de Cleonice Maria de Souza, da equipe técnica da secretaria municipal de educação de Mundo Novo (GO).