Carregando

Pesquisa traça Perfil dos Dirigentes Municipais de Educação

21/08/2018 | Undime / Fotos: Undime

Um novo levantamento elaborado pela Undime divulgou o Perfil dos Dirigentes Municipais de Educação brasileiros. Apresentado durante a abertura do 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, em Recife, na noite da terça-feira (14), a pesquisa deve subsidiar a elaboração de políticas específicas que permitam a melhoria da formação de gestores do país.

Criada com o objetivo de mapear o perfil dos dirigentes municipais de educação que estavam concluindo sua gestão em 2016 e os que estavam iniciando em 2017, foram mapeadas informações sobre perfil sociodemográfico, formação, experiência profissional, remuneração e outros aspectos de gestão. Dos 5.568 municípios brasileiros, em 2016, participaram da pesquisa, 1.683 entrevistados. O número de respondentes, em 2017, aumentou para 2.590 municípios.

Entre outros apontamentos, o estudo revela que os dirigentes municipais de educação são, em regra, mulheres, que se autodeclaram brancas, com idades entre 40 e 60 anos e cuja remuneração alcança até 6 salários mínimos. A maioria dos dirigentes municipais de educação possui especialização como titulação mais alta e são, em grande parte, representantes dos setores educacionais de duas cidades há, pelo menos, duas gestões.

Além disso, a pesquisa aponta que a maioria dos dirigentes municipais de educação possui especialização como titulação mais alta. Quase todos são graduados. Cerca de 7% deles possuem mestrado e 2% são doutores. Os principais resultados da pesquisa foram apresentados pelo professor Wagner Resende, Supervisor de entrega de resultados e desenvolvimento profissional do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/ MG. O relatório completo, que trará a metodologia aplicada e informações mais detalhadas da amostragem, será divulgado em breve.

O Folheto com os principais resultados da Pesquisa podem ser encontrados aqui.

O Fórum

A abertura do 7°FNEx reuniu cerca de 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores lotaram o pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, na capital pernambucana. Além da apresentação das delegações das 26 seccionais da Undime, a noite que abriu os trabalhos do maior encontro da educação básica pública do país foi marcada pelo show da orquestra Criança Cidadã – Meninos de Ipojuca, projeto social que atende crianças e jovens de comunidades.

O 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado pela Undime em Recife, tem como tema central “O Direito à educação e a garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem”.

 

Notícias Relacionadas