Na tarde da última quarta-feira (11), o Conviva Educação realizou uma transmissão ao vivo pela página da plataforma no Facebook sobre as etapas do Programa Mais Alfabetização. A conversa foi um bate papo com a coordenadora-geral de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/ MEC), Aricélia Nascimento.
A demanda surgiu porque, no dia 2 de abril, o MEC enviou à Undime o Ofício-Circular nº 3/2018 cujo assunto é "Informação sobre as atividades do Programa Mais Alfabetização (PMALFA)".
O documento aborda vários pontos referentes ao Programa, entre eles:
1. Resolução nº 7, de 22 de março de 2018, que autoriza a destinação de recursos financeiros para cobertura de despesas de custeio às escolas que possuam estudantes matriculados no 1º ano ou no 2º ano do ensino fundamental regular;
2. sistema de orientação pedagógica e monitoramento;
3. segunda parcela de recursos para implementação em 2018 e continuidade no Programa em 2019;
4. processo seletivo para assistentes de alfabetização;
5. orientações às secretarias de educação sobre os próximos passos; e
6. avaliação diagnóstica a ser aplicada às crianças do 1º e do 2º ano do ensino fundamental regular.
Diante da importância do assunto, das providências a serem tomadas e dos prazos estabelecidos, a recomendação da Undime foi de que o ofício fosse lido na íntegra.
Para acessar o Ofício-Circular nº 3/2018, clique em:
https://undime.org.br/uploads/documentos/phpBxPMON_5ac5131a71fdc.pdf
No sentido de tornar ainda mais didáticas as estratégias do Programa Mais Alfabetização, o MEC preparou também um vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=h6ONxlONxqI
Na transmissão, a coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC falou sobre todos os pontos listados acima e ainda respondeu às dúvidas dos internautas. Para quem não pode acompanhar em tempo real, o Conviva disponibilizou no canal do YouTube a íntegra da transmissão. Confira abaixo.
Além disso, está disponível a apresentação em Power Point utilizada durante a conversa. Acesse aqui.