Parceria do Unicef Brasil com o MEC, curso on-line busca capacitar gestores para um uso mais eficiente dos recursos do PDDE Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas Escolas do Campo, Indígenas e Quilombolas
A Undime, por meio da plataforma Conviva Educação, realizou nesta quinta-feira, 9 de outubro, uma videoconferência de apresentação do curso “PDDE Equidade – Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais”, desenvolvido pelo Programa de Água, Saneamento e Higiene (WASH) do Unicef Brasil em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).
Participaram da transmissão on-line Julia Ribeiro, especialista em Educação do UNICEF Brasil; Rodrigo Resende, oficial de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF Brasil; Caio Callegari, coordenador-geral de Equidade Educacional da Secadi/MEC; Evandro Medeiros, coordenador-geral de Educação do Campo da Secadi/MEC e Cleupe Oliveira, diretora da Escola Municipal Menino Jesus, de Rio Preto da Eva/AM. A mediação foi feita por Sandra Helena Ataíde de Lima, dirigente municipal de Educação de Moju/PA, presidente da Undime/PA e vice-presidente da Undime Região Norte.
Clique e assista a íntegra da videoconferência: https://www.youtube.com/watch?v=gdBy1nXwGHM
A formação já está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Unicef Brasil. Em todo o país, 99% das escolas elegíveis aderiram ao PDDE e quase 100% dos recursos deste ciclo já foram empenhados.
“Esse curso é fruto de um diálogo coletivo sobre o programa, que transfere recursos diretamente para escolas rurais, indígenas e quilombolas, com o objetivo de promover melhorias na infraestrutura e no saneamento básico de escolas públicas localizadas em áreas rurais, territórios de povos e comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas e assentamentos de reforma agrária”, explicou o coordenador-geral de Políticas de Educação do Campo do MEC, Evandro Medeiros.
Com carga horária de 20 horas e dividido em três módulos, a formação orienta o emprego dos recursos financeiros no atendimento das necessidades das escolas, no fortalecimento da autonomia escolar e na elevação da qualidade de gestão. Além disso, o curso busca estimular a participação da comunidade escolar no que se refere ao levantamento das necessidades, definição de prioridades e controle social dos recursos recebidos, além de possibilitar reflexões acerca de questões relacionadas à educação do campo e aos recursos, como água, saneamento e higiene.
“Já existiam várias ações sobre água e campo, por exemplo, dentro do PDDE, então, em 2024, resolvemos aprimorar esses programas existentes junto a outras linhas de financiamento para as escolas que mais precisam, criando assim o PDDE Equidade. É uma nova abordagem de apoio e justiça social do governo federal às escolas públicas do Brasil inteiro”, explicou o coordenador-geral de Equidade Educacional do MEC, Caio Callegari.
PDDE Equidade – O Programa Dinheiro Direto na Escola Equidade (PDDE Equidade) é uma iniciativa do MEC, por meio da Secadi, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Regulamentado pela Resolução FNDE nº 17, de 15 de agosto de 2024, o programa destina recursos financeiros, em caráter suplementar, às escolas públicas de educação básica que atendem a populações historicamente excluídas.
Clique para conhecer o curso: www.selounicef.org.br/ava
Confira o debate na galeria de vídeos do Conviva Educação: https://convivaeducacao.org.br/galeria/810
Fonte: MEC (com adaptações)
Foto: Reprodução YouTube