“Nos primeiros meses do ano, a secretaria municipal de educação deve acompanhar se o planejamento iniciado há meses está sendo desenvolvido conforme as necessidades; avaliar os processos; e mudar o rumo, quando for preciso”, afirma Marcelo Ferreira da Costa, Dirigente Municipal de Educação de Goiânia (GO) e presidente da Undime/GO e da Undime Região Centro-Oeste.
Em ano de eleições e jogos da Copa do Mundo, o tempo já parece curto! Para que nenhum compromisso fique para trás, listamos as ações que precisam de uma atenção especial. Junte a elas as demandas específicas de sua rede, para suprir as necessidades locais.
Verifique a demanda da alimentação e do transporte escolar
É necessário ficar atento ao que precisa de ajustes. A equipe técnica deve ter planejado a alimentação escolar e o transporte escolar, mas, de acordo com o número de crianças que, de fato, compareceram às escolas, pode ser necessário rever a quantidade de alimentos ou a rota dos ônibus para o atendimento adequado.
Visite as escolas
A equipe da Secretaria precisa se fazer presente nas escolas. Organize visitas periódicas para observar se os combinados estão sendo realizados, incluindo momentos de reuniões, formações continuadas e trocas de experiências entre os docentes. Verifique se os educadores realizaram ou se estão planejando as avaliações diagnósticas das turmas, o que possibilita conhecerem o nível de conhecimento dos estudantes. Para tornar as visitas mais eficientes e melhorar a aprendizagem, utilize a Ferramenta de Espaços Escolares do Conviva.
Garanta todos na escola
As crianças matriculadas compareceram às aulas? E as demais, que não se matricularam mas que deveriam estar presentes? Os dados do Censo Escolar de 2017 podem colaborar com o processo de comparação do número de estudantes matriculados em 2017 e em 2018. “Em nossa rede, verificamos as crianças que não estão frequentando as unidades escolares, procuramos pelas famílias e conversamos com elas no intuito de reaproximar os estudantes”, diz Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), presidente da Undime/ SP e suplente da presidência da Undime Região Sudeste. “Um grande aliado das redes é a plataforma Busca Ativa Escolar, que favorece a identificação e o acompanhamento de quem está fora da escola”. Lembre-se que, além do atendimento dos estudantes do ensino fundamental, é preciso garantir a matrícula de 100% das crianças de 4 e 5 anos, na educação infantil, conforme indica o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Emenda Constitucional nº 59.
Revise o Calendário Escolar
Os dias e horas letivos foram organizados por sua equipe. Mas se a prefeitura indicou alguma mudança para adequação com a Copa do Mundo ou com as eleições, ou ainda se novos compromissos apareceram, o calendário da rede precisa ser revisado, conforme a legislação (garantindo os 200 dias letivos). Informe-se e comunique as escolas. E lembre-se: a Ferramenta de Calendário Escolar facilita a gestão dessas informações.
Verifique a infraestrutura de sua rede
Grandes reformas precisam ser realizadas durante as férias das escolas, quando não há estudantes. Mas pequenas manutenções precisam estar previstas sempre, como o cuidado de jardins, limpeza de caixa-d’água, entre outras ações. Aproveite esse início de ano para planejar obras maiores para o recesso escolar, entre o primeiro e o segundo semestres. A ferramenta Infraestrutura dos Prédios pode contribuir com o processo de análise e planejamento.
Organize o processo de elaboração do currículo
As redes têm até novembro de 2018 para elaborar seus currículos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovada em 2017. Por isso, siga as orientações do Guia de Implementação da BNCC e as do Ministério da Educação. Além de estudar a BNCC e os documentos em vigor no município, saiba que é necessário organizar comitês para discussão do novo texto, criar momentos para encontros com outros municípios, governo estadual, realizar audiências públicas, e fazer entregas de materiais em prazos determinados. Acompanhe as ações organizadas pela Undime em seu estado.
Verifique, verifique, verifique
Veja os prazos e as providências relativas a:
- contratos e convênios;
- licitações;
- recursos depositados nas contas da Prefeitura, para a educação, ou em contas específicas da Secretaria Municipal de Educação, conforme as previsões;
- funcionamento dos conselhos municipais, posse de novos membros;
- monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME), com foco nas estratégias a serem implementadas em 2018;
- prestações de contas de 2017 e dos primeiros meses de 2018.