Instituição foi representada pela presidente da Undime Sergipe, Josevanda Franco, e pela presidente da Undime Maranhão, Karla Nascimento
A Undime participou na terça-feira, 26 de novembro, de uma mesa redonda, como parte da programação do Encontro Nacional de Educação em Direitos Humanos: Diversidade e Equidade nas Políticas Educacionais, realizado em Recife/PE, que aconteceu até quarta-feira (27). A presidente da Undime Região Nordeste e seccional Sergipe, Josevanda Franco, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Nossa Senhora do Socorro/SE e a presidente da Undime Maranhão e suplente na Comissão Nacional de Política Educacionais em Direitos Humanos, DME de Açailândia/MA, Karla Nascimento, representaram a instituição e apresentaram um panorama dos direitos humanos na perspectiva da equidade social e das políticas públicas educacionais.
A presidente da Undime/SE, Josevanda Franco, explanou sobre a linha histórica dos direitos humanos no Brasil e os marcos legais, a exemplo da Constituição de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Além de levar a discussão sobre o conjunto de normas, diretrizes, planos e os documentos legais que resguardam o acesso à educação como um direito fundamental, o público pode verificar as estratégias e os desafios para assegurar a diversidade e a equidade nas políticas educacionais do país.
“Perpassa por formação de professores, muitos não têm acesso a uma formação continuada que trabalhe adequadamente os temas relacionados aos direitos humanos; nas estratégias de dirimir questões que envolvem preconceitos e polarizações políticas que podem dificultar a implementação; pela necessidade de suprir os profissionais com materiais e estratégias adequadas a cada escola e estimular o protagonismo juvenil”, pontuou Josevanda Franco.
Encontro Nacional
O evento, que contou com o apoio do Ministério da Educação e parceria da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), teve por objetivos fortalecer o diálogo entre os atores da educação, promover a formulação de políticas públicas e consolidar o Estado democrático de direito no Brasil.
Durante a programação dos dois dias, além da conferência de abertura, aconteceram diversas mesas-redondas com temas relacionados à educação em direitos humanos na educação básica e superior, ao papel da escola no enfrentamento às violações desses direitos e ao impacto das mídias sociais na promoção da democracia.
O evento contou ainda com visitas técnicas aos equipamentos culturais no Campus Gilberto Freyre da Fundaj e reuniões para articulação de ações nas esferas estadual e federal. Como encerramento, representantes das instituições organizadoras e autoridades discutiram os próximos passos para o fortalecimento das políticas educacionais em direitos humanos.
Fonte/Fotos: Undime Sergipe