Lançada pelo Cetic.br, publicação oferece ao leitor análise detalhada sobre o tema, além de artigos produzidos por autores nacionais e internacionais
A edição 2023 da TIC Educação, pesquisa que investiga a aplicação das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras, já está disponível em livro. Lançada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), a publicação oferece ao leitor uma visão detalhada do levantamento ao apresentar relatórios metodológico e de coleta de dados, além da análise dos resultados. O material, que conta com versões em português e inglês, traz também artigos produzidos por autores nacionais e internacionais. Os textos abordam temas, como a necessidade de justiça de dados na educação, habilidades digitais de professores do Ensino Básico e impactos de desigualdades na violação da privacidade de estudantes.
Realizada desde 2010, a pesquisa mapeia o acesso, o uso e a apropriação das TIC em escolas de Ensino Fundamental e Médio e por alunos, professores, coordenadores pedagógicos e gestores em atividades de ensino, de aprendizagem e de gestão educacional. A edição 2023 revelou, entre outros achados, que em 64% das escolas no país, os estudantes podem utilizar o telefone celular apenas em determinados espaços e horários, enquanto 28% das instituições educacionais não permitem o uso do dispositivo pelos estudantes. O debate sobre a restrição ao uso do celular nas escolas brasileiras tem mobilizado comunidade escolar, especialistas de diferentes áreas e poder público.
O estudo observou ainda, com base na comparação dos indicadores de 2020 e 2023 da pesquisa, uma redução na proporção de escolas que liberam o Wi-Fi para os alunos – de 35% para 26% – e um aumento na porcentagem das que limitam o acesso – de 48% para 58%.
A 14ª edição da TIC Educação foi realizada entre os meses de agosto de 2023 e abril de 2024, em 3.001 escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e particulares, localizadas em área urbana e rural, com cobertura nacional. O levantamento faz parte de um rol de pesquisas conduzidas pelo Cetic.br, que há quase duas décadas produz indicadores sobre o acesso, o uso e a apropriação das TIC em vários segmentos da sociedade. Os dados têm servido como insumo para o desenho e o monitoramento de políticas públicas, ajudando a compreender as desigualdades digitais ainda existentes no país.
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação é um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que está ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
O livro sobre a TIC Educação 2023 pode ser acessado gratuitamente no site: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2023/.
Acesse também o Resumo Executivo da pesquisa: https://cetic.br/pt/publicacao/resumo-executivo-pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2023/.
Sobre o Cetic.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br|NIC.br é, também, um Centro Regional de Estudos sob os auspícios da UNESCO, e completa 19 anos de atuação em 2024.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País.
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet.
Fonte: Cetic.br