Carregando

Videoconferência: apresentação da plataforma de avaliações periódicas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

09/02/2024 | Conviva Educação

Undime e Ministério da Educação se juntam para apresentar a iniciativa que vai avaliar a aprendizagem dos educandos
 

 

A Undime e o Ministério da Educação (MEC), por meio da plataforma Conviva Educação, vão realizar videoconferência para apresentar a plataforma de avaliações periódicas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, no dia 19 de fevereiro, às 15h (horário de Brasília).

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto nº 11.556/2023, busca unir os esforços da União, Estados, Municípios e Distrito Federal, para garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras, por meio da colaboração entre os entes federados e do fortalecimento das formas de cooperação entre os diferentes níveis de governo.

O objetivo é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia. Dentre as ações previstas, o MEC vai disponibilizar uma plataforma digital de avaliações periódicas do Compromisso como uma estratégia de apoio as redes para que as avaliações sejam introduzidas na rotina das escolas e dos professores.

Participam da transmissão ao vivo, a coordenadora-geral de Alfabetização do MEC, Mônica Maria Silva de Souza e a pós-doutora em Educação e coordenadora da Pesquisa em Avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, professora Hilda Aparecida Linhares da Silva. O presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, será o mediador da videoconferência.

Quem participar ao vivo e preencher a lista de presença receberá uma declaração de participação. Mas somente serão emitidas declarações para os participantes que acompanharem a transmissão em tempo real e preencherem corretamente a lista.

Não será necessário realizar inscrição para acompanhar a videoconferência.

Para assistir, basta acessar convivaeducacao.org.br/videoconferencia

Fonte: Conviva Educação