Escolas têm até 1º de novembro para aderir e preencher Plano de Aplicação Financeira da Piec, que garante recursos para conectividade e tecnologias digitais
Falta somente uma semana para que diretores e gestores de escolas de todo o Brasil façam a adesão e preencham o Plano de Aplicação Financeira (PAF) da Política de Inovação Educação Conectada (Piec) de 2023. O prazo terminará no dia 1º de novembro. Essa Política do Ministério da Educação (MEC) faz parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, cujo objetivo é apoiar as escolas na contratação de internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. Para garantir esses recursos, gestores escolares de todo o País deverão acessar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo. É necessário formalizar a adesão da escola, responder ao formulário de monitoramento e, depois, preencher o PAF.
O gestor deverá se conectar ao site com seu CPF e senha e, em seguida, realizar os seguintes passos: acessar o módulo “Educação Conectada”; ler as orientações gerais da Política de 2023; formalizar a adesão da escola por meio da assinatura digital do termo de adesão; e responder às perguntas de monitoramento. O PAF também será definido durante a adesão e determinará onde serão usados os recursos nas escolas.
Esses procedimentos são indispensáveis para se receberem os benefícios da Política. A Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, buscando facilitar o processo, criou o Tutorial Piec 2023 PDDE, com orientações gerais e o passo a passo para a adesão, o monitoramento do Programa e o preenchimento do PAF.
Educação Conectada – A Política de Inovação Educação Conectada (Piec), do MEC, visa apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital, e fomentar o uso de tecnologia digital na educação básica. A Piec é uma das frentes da Estratégia Nacional de Escola Conectadas.
Escolas Conectadas – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas é um esforço do governo federal, em colaboração com os sistemas de ensino, para educar com as tecnologias e alcançar, assim, a cidadania digital. Nesse sentido, são considerados seis eixos: formação e competências; currículo; gestão e transformação digital; recursos educacionais digitais; ambientes e dispositivos; e conectividade.
A fim de atingir esses objetivos, no que se refere ao eixo de conectividade, a Estratégia Nacional vai se basear em parâmetros de referência para definir qual é a conectividade adequada para as escolas. Com isso, o foco é garantir o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula e coordenar todos os recursos e atores do governo federal envolvidos no tema, priorizando conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.
A conectividade adequada para fins pedagógicos permite a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.
Fonte: MEC