Carregando

Programa Escola em Tempo Integral é tema de videoconferência do Conviva

17/08/2023 | Conviva Educação

Transmissão on-line terá a participação da coordenadora-geral de Educação Integral do Ministério da Educação, Raquel Franzim e do vice-presidente nacional da Undime, presidente da Undime Mato Grosso e Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/MT, Silvio Fidelis

 

Na próxima segunda-feira, 21 de agosto, às 15h (horário de Brasília) o Conviva Educação realizará videoconferência sobre o Programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC). A videoconferência é aberta ao público e não é necessário realizar inscrição prévia para acompanhar.

Participam da transmissão ao vivo, a coordenadora-geral de Educação Integral do Ministério da Educação, Raquel Franzim e o vice-presidente nacional da Undime, presidente da Undime Mato Grosso e Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/MT, Silvio Fidelis.

O Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei nº 14.640 de 31 de julho de 2023, visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral. O Programa prevê, ainda, assistência técnica e financeira para a criação das matrículas em tempo integral - igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais - considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, na ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.

A assistência técnica-pedagógica e financeira aos estados, municípios e Distrito Federal tem como ponto de partida a adesão ao mecanismo de fomento financeiro para a criação de matrículas de tempo integral. Para assegurar a qualidade e a equidade na oferta do tempo integral, o Programa foi estruturado em cinco eixos - Ampliar, Formar, Fomentar, Entrelaçar e Acompanhar, articulando uma série de ações estratégicas, disponibilizadas a todos os entes federados.

Adesão
De acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Educação, no dia 14 de agosto, o programa Escola em Tempo Integral registrou adesão de 59% das 27 unidades da Federação e de 49% dos municípios do país (2.745). O período de adesão ao programa começou em 2 de agosto e vai até o dia 31 do mesmo mês, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).

Participe e tire suas dúvidas durante a transmissão!

Para assistir, acesse: https://convivaeducacao.org.br/videoconferencia 

 

Fonte: Conviva Educação