Carregando

Plano Nacional de Educação é foco de ações para planejar a próxima década

10/08/2023 | Undime

Debate entre estados e municípios prevê a construção do documento referência a partir da Conaee 2024, prevista para janeiro do próximo ano

 

 


Sob o olhar de Alice no País das Maravilhas, no qual a jovem menina pergunta para o coelho "Qual caminho deve seguir?", e o coelho responde: "Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve", o mediador Leonardo Santa Cecilia, Dirigente Municipal de Educação de Catalão/GO e presidente da Undime Região Centro-Oeste, abriu a palestra 'PNE 2024/2034: refletindo sobre os cenários atuais e planejando a próxima década' enfatizando sobre a importância de se ter clareza no que almejamos para educação do futuro.

Ressaltando a valorização de momentos como o Fórum Nacional, em que há contribuições dos educadores e, também a parceria da Undime com as demais entidades educacionais, como forma de ajudar a pensar nos desafios existentes e onde se quer chegar, a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e representante do Fórum Nacional de Educação, Geovana Mendonça Lunardi Mendes iniciou sua fala.

Aproveitando o gancho do filme, Geovana citou outro trecho em que o coelho afirma que "É preciso correr muito para ficar no mesmo lugar. Se você quer chegar a outro lugar, corra duas vezes mais" e, correlaciona dizendo: "Estamos diante de outro país, de outra realidade na educação, que só pra se manter temos que fazer dez vezes mais", levando o público a reflexão sobre o cenário e desafios.

Com base na agenda de trabalhos, a presidente anunciou a Conferência Nacional Extraordinária (Conaee 2024) - saiba mais aqui, prevista para o período de 28 a 31 de janeiro, com a temática 'Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável', a ser discutida em quatro momentos, são eles: orientações e regimento interno (agosto); etapas municipais (outubro); etapas estaduais (novembro); documento referência (outubro). "A ideia é, a partir disso, pensar no futuro do nosso país. Na construção de um Plano que atenda as necessidades e os desafios que temos", explica Geovana.

Na sequência, o diretor de Articulação Intersetorial da Sase/MEC, Roberto Wagner da Silva Rodrigues, reforçou a importância da parceria da Undime nesse processo de construção junto aos municípios e, justificou a atualização do documento "Se não planejar o nosso futuro, alguém vai planejar por nós", destacando o trabalho colaborativo na discussão de problemas contemporâneos.

De acordo com o palestrante, a legislação prevê essa atualização a cada 10 anos, isso porque os problemas já não são mais os mesmos de 10 anos atrás. O monitoramento e planejamento do plano futuro fica a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O PNE encontra-se estruturado da seguinte forma: diretrizes, objetivos e metas, possibilitando coletar subsídios e chegar a um diagnóstico. "Os problemas são diferentes e a gente precisa entender o que se passa em cada realidade, conhecendo a fundo as necessidades e complexidades, pois a explicação do problema faz parte do processo", finaliza.

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), também, participou do bate-papo, representada pelo presidente, Manoel Humberto Gonzaga Lima, que falou de forma direta e objetiva sobre a atenção ao magistério. "Não tem como se pensar no Plano Nacional de Educação, sem falar na valorização dos professores. Precisamos olhar para esses profissionais como pilar da mudança que almejamos", concluiu.

Na ocasião, o representante da Uncme entregou ao professor Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, uma moção de reconhecimento pelos trabalhos realizados frente a Undime nas duas gestões (2019-2021 e 2021-2023) em prol da educação.
 

Fonte/Fotos: Undime