Carregando

Professor Alessio Costa Lima é eleito presidente da Undime para o biênio 2023/2025

08/08/2023 | Undime

O novo presidente representará a educação dos 5.568 municípios, com a missão de participar de decisões importantes para o futuro dos brasileiros

 

 

 

Em um dos momentos mais esperados do 19º Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, o prof. Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Ibaretama/CE, foi eleito presidente da Undime. Com um plano de trabalho baseado na educação inclusiva, acessível e transformadora, Alessio Costa presidirá a diretoria executiva no biênio 2023/2025. A posse está marcada para essa quarta-feira (9), no auditório do Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.

Na vice-presidência da maior instituição representativa da educação municipal, foi eleito o presidente da Undime/MT e Dirigente Municipal de Várzea Grande/MT, professor Silvio Fidelis. 

Para que fosse eleito, o ainda candidato a presidente apresentou um planejamento estratégico para o biênio, contendo a missão, a visão, e os princípios que nortearão as atividades da instituição, além do objetivo social, as atividades e resultados esperados.

Já eleito, o presidente destacou que é um momento de grande alegria retornar à instituição pela terceira vez, com a confiança de representantes da Educação de todo o Brasil.

“Receber a confiança dos colegas dirigentes para esse novo mandato é uma grande honra, mas sei da responsabilidade. Depois de quatro anos, retornar é o reconhecimento de um trabalho que a gente tem feito”, comemorou.

Quanto à missão delegada por representantes da Educação de todo o país, Aléssio Costa Lima destacou saber das questões estruturantes da educação que precisam ser enfrentadas, mas que a Undime está a postos nessa luta pela efetivação do Direito à Educação com qualidade social, para todos, para todas, inclusiva, que seja, gratuita, laica.

“Esse é o papel da Undime e nos colocaremos inteiro a disposição dos 5.568 dirigentes municipais nessa gestão coletiva, feita por todos. Desejamos o melhor para os brasileiros”, afirmou. 

Processo eleitoral 

O pleito eleitoral ocorreu em caráter ordinário durante a programação do 19º Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de Educação. O prof. Eduardo Ferreira, vice-presidente da Undime/MT e Dirigente Municipal de Educação de Canarana/ MT foi declarado presidente da comissão eleitoral. Empossado, ele abriu o processo eleitoral e convocou a realização das reuniões regionais. 

A partir das reuniões, as 26 seccionais colheram as assinaturas dos delegados e conselheiros para que, na sequência, pudessem apresentar uma chapa para homologação. Após passar pela análise da comissão eleitoral, foi declarada aberta a votação.

O prof. Aléssio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação Ibaretama/CE, foi eleito presidente. Compõe as presidências regionais: a presidente da Undime/SE e Dirigente Municipal de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Mendonça Franco (Nordeste); a presidente da Undime/ RO e Dirigente Municipal de Castanhal/ PA, Claudia Alaine Gomes Seabra,  (Norte); o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennuci/SP, Luiz Miguel Martins Garcia (Sudeste);  o Dirigente Municipal de Catalão/GO, Leonardo Pereira Santa Cecília (Centro-Oeste); e a presidente da Undime/RS e Dirigente Municipal de Novo Hamburgo, Maristela Ferrari Ruy Guasselli (Sul). Como suplentes ficaram Michael Lopes, DME de Esperança/ PB (Nordeste); Luslarlene Fiamett, DME de Novo Horizonte do Oeste/ RO; Osório Figueiredo, DME de Cachoeiras de Macacu/ RJ; Paulo Madson, DME de Santa Rita do Trivelato/ MT (Centro-Oeste); e Alex Tardett, DME de São Lourenço do Oeste/ SC (Sul).

 

 

Também fazem parte da chapa eleita Marcia Aparecida Baldini, DME de Cascavel/PR como Secretária de Assuntos Jurídicos, tendo como suplente Andreika Amarante, DME Igarassu/PE; Antonia Rodrigues da Silva, DME de Benjamin Constant/AM, como Secretária de Coordenação Técnica, tendo como suplente Fernanda de Abreu, DME de Xapuri/AC; Ednamar Aparecida Assunção, DME Moema/MG, na secretaria de Articulação, tendo como suplente Vilmar de Britto, DME Jerônimo Monteiro/ES; Guerino Perius, DME Chapadão do Sul/MS, como Secretário de Comunicação, tendo como suplente José Marques Aurelio de Souza, DME de Jucás/CE; Anderson dos Santos, DME Aratuípe/BA na secretaria de Finanças, tendo como suplente Djalma Siqueira Neto, DME Feliz Deserto/AL. 

O conselho fiscal titular ficou representado por: Shirliane Monteiro de Lima Sampaio, Dirigente de Igarapé Grande/MA; Joária de Araujo Vieira, de Rio Do Fogo/ RN; Luiza Rodrigues de Souza Brasileiro de Lajeado/ TO. As suplentes são: Eliane Rodrigues De Morais, Francinópolis/ PI; Alsione Pereira De Alencar Sulbaran, de Pacaraima/ RR; e Karla Cristina Palha Barbosa, de Itaubal/ AP.

 

Fonte e fotos: Undime