Carregando

Busca Ativa Escolar celebra 6 anos - nova edição da campanha “Fora da Escola não Pode”

08/08/2023 | Busca Ativa Escolar

Estratégia alcançou 193 mil crianças e adolescentes que estavam fora da escola ou em risco de abandono e que tiveram de volta seu direito à educação garantido

 

 

 

"Melhor lugar não há para ver criança crescer, e para o adolescente florescer! Fazendo sua história transformar: a escola é o lugar para sua vida proteger". Foi essa mensagem potente, cantada em forma de jingle, que marcou o lançamento da nova edição “Fora da Escola Não Pode”, nesta segunda-feira (7), durante o 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Cuiabá/MT.

Em clima de festa, o lançamento celebrou os 6 anos da Busca Ativa Escolar e comemorou a marca alcançada pela estratégia: mais de 193 mil crianças e adolescentes que estavam fora da escola ou em risco de abandono tiveram de volta seu direito à educação garantido. “Vamos celebrar esta marca e partir para rematricular mais e mais crianças em nosso país”, destaca Mônica Pinto, chefe da área de Educação do UNICEF Brasil.

Até o momento, mais 3.500 municípios e 22 estados já aderiram à estratégia, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

“Esta campanha foi pensada e produzida para ser utilizada pelos municípios e estados de todo o país. Por isso, convido os demais gestores de educação a conhecer os materiais, adaptá-los à realidade local e potencializar esta mensagem para que possamos chegar a cada criança e cada adolescente que está fora da escola. Temos o dever de contribuir com a desnaturalização da cultura de exclusão escolar”, apontou o Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP e presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, estendendo o convite aos gestores municipais de outras áreas como saúde e assistência social.

A ideia é auxiliar municípios e estados a sensibilizar a população quanto à importância de ir atrás de cada criança e adolescente que está fora da escola ou em risco de abandoná-la e garantir a sua matrícula e permanência , aprendendo.

O Dirigente Municipal de Educação de Cachoeiras de Macacu/RJ e presidente da Undime/RJ, Osório Souza, avaliou positivamente a iniciativa. “Estes materiais serão muito importantes para a mobilização local, principalmente nos municípios de pequeno porte, que infelizmente não possuem estrutura financeira e de pessoal para elaborar uma campanha deste porte”.

“A campanha que celebra seis anos da Busca Ativa mobiliza toda a sociedade a retomar o compromisso de todos por uma escola que efetivamente acolha todas as crianças e adolescentes. Educação é o que transforma o presente e o futuro de meninos e meninas. A escola representa, especialmente para as crianças em situação de vulnerabilidade social, um espaço de promoção de oportunidades, de concretização e acesso ao direito à educação e aos demais direitos”, explica Mônica Pinto.

A estratégia experimentada e validada, há seis anos tem efetivamente contribuído para a inclusão escolar e para a queda das taxas de abandono escolar, fomentando o trabalho intersetorial e fortalecendo a rede de proteção assegurada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Baixe os materiais de campanha

Os materiais já estão disponíveis gratuitamente no site da Busca Ativa Escolar. São spots, jingles, cartazes, faixas, banners, pacote de cards e stories para redes sociais, modelos de materiais promocionais como bonés e camisetas, e diversas outras peças, além de uma série de sugestões e orientações de uso dos materiais que podem potencializar o alcance da mobilização. Acesse no site buscaativaescolar.org.br, na seção campanha, ou diretamente em bit.ly/bae6anos.

Enfrentando juntos os desafios

O Brasil vinha avançando nos últimos anos, mas ainda não havia conseguido universalizar esse acesso, em especial para as crianças entre 4 e 5 anos de idade e adolescentes de 15 a 17 anos. Com a pandemia, a situação se agravou e as desigualdades educacionais se ampliaram, afetando sobretudo meninas e meninos já socialmente mais vulneráveis, como pretos e pardos, moradores de comunidades tradicionais, além de crianças e adolescentes com deficiência e aqueles que vivem na pobreza, nos grandes centros urbanos.

Os dados mostram que a Busca Ativa Escolar foi se aprimorando ao longo desses seis anos, tornando-se uma estratégia cada vez mais integrada às políticas públicas de municípios e Estados. Somente no primeiro semestre deste ano de 2023, mais de 51 mil meninas e meninos foram identificados(as), atendidos(as) e (re)matriculados(as) por meio da estratégia no País.

A Busca Ativa Escolar é uma iniciativa do UNICEF e da Undime, com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Matrícula a qualquer tempo

Como parte das celebrações dos 6 anos da estratégia, foi lançada a publicação “Matrícula a qualquer tempo: um passo importante para garantir o direito à educação”, elaborada pelo UNICEF, Undime e Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação).

O material visa orientar técnicos da educação e dos conselhos para a garantia da matrícula de crianças e adolescentes em qualquer período do ano letivo e para que tomem as medidas necessárias a fim de apoiar o seu retorno para a escola. Todo o material pode ser acessado e baixado, de forma gratuita no site da Busca Ativa Escolar.

Sobre o Fórum Nacional da Undime

O 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação teve início no último domingo (6) e segue até quarta-feira, 9 de agosto de 2023, em Cuiabá/MT. Cerca de 2 mil dirigentes municipais de educação de todas as regiões do país se reúnem no evento para debater, trocar experiências e elaborar estratégias e envolvendo temáticas prioritárias da educação pública brasileira, por meio de de conferências, mesas-redondas e oficinas. Confira a programação do evento.

Confira mais fotos do evento:


 




 

Fonte: Busca Ativa Escolar