Carregando

Pavilhão de exposições movimenta o segundo dia do 19º Fórum Nacional da Undime

07/08/2023 | Undime

São mais 30 expositores e nove instituições e fundações parceiras, por onde circulam cerca de 2 mil pessoas, diariamente

 

 

 


Informações sobre políticas públicas e programas institucionais, novidades na área de robótica e tecnologia escolar, edições de livros paradidáticos, esporte escolar, mobiliários e equipamentos são algumas das atividades disponibilizadas por entidades governamentais, instituições parceiras e empresas credenciadas, no Pavilhão de Exposições do 19º Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, que prossegue até quarta-feira (9), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá/MT.

Na entrada do pavilhão, o Ministério da Educação montou um balcão de atendimento com técnicos que estão à disposição para falar sobre o Pacto Nacional de Retomada de Obras da Educação Básica, além de tirar dúvidas sobre alimentação escolar, programa do livro didático, verbas do FNDE, prestação de contas de programas federais, entre outras atividades.

“O Pacto é uma portaria recente do Ministério da Educação e como o FNDE é uma autarquia vinculada que executa as ações, vamos atender a todos os municípios até o final do evento. Quem quiser, também poderá acessar o balcão de atendimento virtual só para a retomada de obras da educação no Portal do FNDE”, disse a coordenadora geral de Relações Institucionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Adriane Carrara.
 

 


São dois espaços de exposições que reúnem estandes de instituições parceiras e empresas credenciadas. Os dois pavilhões são interligados por um túnel sensitivo onde os participantes podem interagir com os sons e as imagens que simbolizam a região mato-grossense, a exemplo da onça pintada, da arara, do Pantanal.

No segundo pavilhão, no espaço “Inspirar para Transformar”, o Sebrae recebe os dirigentes municipais e técnicos com orientações sobre o Programa Nacional de Educação Empreendedora. Em alguns estandes, os expositores capricharam para chamar a atenção dos visitantes com jogos interativos, plataforma giratória 360 graus e materiais interativos.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) também se faz presente na exposição e oferta aos visitantes a nova campanha da estratégia Busca Ativa Escolar, além de promover troca de experiências através da escuta das trajetórias de sucesso dos municípios.
 



“Estamos celebrando seis anos da estratégia Busca Ativa Escolar, que segue firme, testada e validada pelos municípios e estados. A gente está aqui com as novas funcionalidades, com os materiais, a exemplo de spots, cartazes, e que podem ser utilizados para engajar as comunidades no enfrentamento da exclusão escolar, para que todas as crianças estejam efetivamente na escola e em processo permanente de aprendizagem”, destacou Júlia Ribeiro, oficial de Educação do UNICEF Brasil.

Para Oldênia Guerra, Dirigente Municipal de Educação de Bom Jesus, município do Piauí, os estandes permitem troca de experiências e conhecimento do que há de novo na Educação. Ela procurou a Fundação Santillana, que levou para o espaço o Prêmio Escolas Sustentáveis e publicações da instituição.
 

Fonte/Fotos: Undime