Carregando

Criar novos ambientes educativos é essencial para a educação da próxima década

06/08/2023 | Undime

Em fala, palestrante Antônio Nóvoa contextualiza a configuração de uma educação do futuro em bate-papo com educadores de todo país

 

 

 

 Abrindo o ciclo de conferências do 19º Fórum Nacional da Undime, o professor Catedrático da Universidade de Lisboa, Antônio Nóvoa, explanou sobre os "Cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década", assunto que é tema central do evento e justifica este momento de transformação educacional.

"Vivemos a metamorfose da escola, em que há necessidade de mudarmos o espaço físico e conceptual, transformando aquele modelo típico, organizacional da sala de aula, em um espaço onde o aluno passa a ser atuante", afirma Nóvoa.

Dentro desse contexto, o palestrante falou ainda que o modelo tradicional das escolas não comportam mais as necessidades atuais e, para que se tenha êxito num futuro próximo, é primordial que seja reavaliada toda a estrutura desde a maneira de ensinar e aprender, como a maneira de estarmos na escola, questões comportamentais que traduzem a nova fase.

"É preciso ver a escola como um lugar de trabalho, no qual os alunos precisam aprender, escrever, estudar, fazer projetos, desenvolver temas, num ambiente em que o professor passa a desempenhar o papel de articulador, criando condições pra que o trabalho dos estudantes seja possível", explica o professor.
 


A palestra contou com mediação do presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, que levantou a questão do processo de formação de professores inserido neste cenário atual, numa provocativa ao palestrante.

Em resposta, Nóvoa frisou a importância do regime colaborativo entre instituições. "Precisamos que as escolas e universidades atuem em conjunto, com objetivo de se criar um centro, uma casa comum, onde se possa ensinar novas dinâmicas".

Para o presidente da Undime, é necessário compreender o processo educacional na sua essência, para além de modismos e meios que não dizem respeito a questão de aprendizagem. "A tecnologia tem sua importância como instrumento, revoluciona a forma de aprender, de conviver, mas sobretudo esse diálogo vem trazer a importância do papel central do professor na construção de relações", destaca como caminho para educação da próxima década.

A palestra de abertura do Fórum aconteceu neste domingo (6), para cerca de 2 mil educadores, técnicos e presidências das 26 seccionais da Undime, em Cuiabá/MT.

19º Fórum Nacional da Undime
Data: 6 a 9 de agosto de 2023
Local: Centro de Eventos do Pantanal – Cuiabá/MT
Informações: https://forumnacional.undime.org.br/

Fonte/Fotos: Undime