Os profissionais que trabalham na rede, sejam professores, motoristas, merendeiras ou técnicos da secretaria, entre outros, são os responsáveis por fazer as iniciativas da educação serem colocadas em prática e beneficiar o público de estudantes.
Ter os registros sobre cada uma dessas pessoas é, portanto, essencial para uma adequada gestão das equipes, para priorizar o que é possível de acordo com o grupo que está na ativa e integrar as ações que dependem de diferentes áreas. Na ferramenta de Profissionais do Conviva é possível cadastrar as informações de cada um e editá-las quando necessário, deixando os dados sempre atualizados.
Mesmo as mudanças que ocorrem ao longo do ano, como conclusão de cursos e demais formações dos profissionais, ou no final de cada semestre, como alterações de função dos servidores, podem ser registradas. Ao fim do mandato, no período de transição de gestão, é importante que se saiba quais pessoas estão disponíveis para o trabalho, suas qualificações, momentos de férias, licenças, faltas e aposentadoria, por exemplo, para garantir a continuidade das ações.
Quando o preenchimento no Conviva é feito de forma cotidiana, isso tudo fica armazenado com segurança, mesmo com mudanças na secretaria.
Impacto com outras áreas
As rotinas da área da educação muitas vezes são realizadas por profissionais de diferentes formações e setores. Por exemplo: saber quantos professores estão disponíveis para atender as novas turmas de educação infantil faz com que a secretaria verifique a necessidade de organizar processos seletivos. Ou, se está prevista progressão de carreira e aumento de salário, a área financeira precisa realizar os cálculos necessários para os pagamentos. E ainda: se há número limitado de motoristas, as rotas de transporte escolar precisam ser revistas para atender a demanda. Ter esse panorama geral e informações atualizadas possibilitam a efetivação de iniciativas articuladas.
A área de conteúdo sobre Gestão de Pessoas do Conviva contribui para a gestão da vida funcional dos profissionais da educação municipal. Ela é dividida em cinco temas: organização, seleção e contratação, vida funcional e carreira, despesa com pessoal e rotina. Acesse e confira!
Como fazer um uso qualificado da ferramenta
A ferramenta de Profissionais tem duas partes, que são os cadastros e os relatórios:
- Em cadastros, insira novos profissionais e preencha os dados gerais, matrículas, formações, aperfeiçoamentos, licenças, afastamentos, férias e faltas.
- Utilize algum dado cadastrado usando os filtros disponíveis (regime trabalhista, cargo, lotação, afastamento ou maior nível de escolaridade concluída). Também veja as informações de pontuação para progressão na carreira;
- No filtro “por regime trabalhista”, veja quem é concursado, contrato, funcionário de empresa terceirizada ou tem cargo em comissão, por exemplo; e no filtro “por lotação” verifique em que setor ou local o profissional trabalha;
- Em relatórios, tenha um panorama dos afastamentos e faltas dos profissionais;
- Nessas duas abas é possível exportar os dados para uma planilha e até imprimir. Essa funcionalidade pode ser útil para compartilhamento das informações com a área de recursos humanos da prefeitura, por exemplo, ou com outros setores;
- Também é possível importar os dados dos profissionais que já estejam registrados em uma planilha (de formato .csv) diretamente para o Conviva;
- Outra ferramenta do Conviva, chamada Configurações, possibilita que os cadastrados na plataforma criem novos cargos e formações, por exemplo, para que o preenchimento da ferramenta de Profissionais exiba os termos e palavras familiares ao contexto de sua rede.
- A ferramenta de Profissionais tem duas páginas que apresentam informações úteis: a de Introdução e a de Dúvidas Frequentes.
Destacamos que é possível inserir anexos comprovando as informações disponíveis, como certificados, atestados médicos e demais documentos, deixando organizadas, em um só lugar, as informações dos cadastrados.