Carregando

Parfor será tema de live na próxima quinta-feira, 28

27/07/2022 | Capes

Transmissão será voltada para secretários de Educação, que devem validar as informações de professores pré-inscritos no Programa

 

 

A CAPES fará uma transmissão ao vivo às 16h, de quinta-feira, 28 de julho, para tirar dúvidas de secretários de Educação sobre o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A live irá ao ar no canal da Fundação no YouTube e será possível enviar perguntas pela plataforma Slido.

As Secretarias de Educação devem, até 19 de agosto, analisar e validar os dados que os professores interessados em participar do Parfor informaram na Plataforma CAPES de Educação Básica. A Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica (DEB) da CAPES explicará o passo a passo na transmissão.

Para facilitar o direcionamento da divulgação, a CAPES publicou uma lista de municípios que possuem pelo menos um professor pré-inscrito no aguardo da validação de sua Secretaria de Educação. Um curso se concretiza com pelo menos 15 participantes, entre outros requisitos definidos no Edital nº 8/2022 (veja aqui os prazos atualizados e aqui os cursos pré-selecionados).

Podem participar os educadores que não possuem licenciatura na área em que atuam na rede. Serão abertas até 12 mil vagas, 6 mil em 2022 e 6 mil em 2023. Os cursos a serem ofertados incluem Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras – Libras – Português, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química, entre outros.

Sobre o programa

O Parfor incentiva a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício nas redes públicas de educação básica, permitindo acesso à formação específica em curso de licenciatura na área em que atuam. Além disso, promove a articulação entre as instituições formadoras e as Secretarias de Educação, de acordo com as especificidades de cada rede.

Fonte: Capes

Notícias Relacionadas