Carregando

FNDE publica nota sobre educação alimentar e nutricional no PNAE

26/05/2022 | FNDE

Publicação traz recomendações para os atores envolvidos na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Para incentivar a educação alimentar e nutricional nas escolas públicas do país, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) publicou nesta quinta-feira, dia 26, uma nota técnica que traz recomendações para os diversos atores envolvidos com a execução do programa. Intitulada “Educação Alimentar e Nutricional no PNAE: atores sociais e possibilidades de atuação”, a nota técnica está disponível no portal eletrônico do FNDE.

A publicação apresenta como os gestores, professores, coordenadores pedagógicos, merendeiras, nutricionistas, agricultores familiares, membros dos Conselhos de Alimentação Escolar, pais ou responsáveis pelos alunos podem participar ativamente das ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), além de reconhecer a importância de cada um na execução do PNAE.

Gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Programa Nacional de Alimentação Escolar tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento biopsicossocial e a formação de hábitos alimentares saudáveis nos estudantes, por meio do fornecimento de alimentação adequada e saudável durante o período letivo.

Para alcançar esse intuito, o PNAE instituiu a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem como uma de suas diretrizes. Afinal, a escola é um aliado importante para o desenvolvimento de ações de melhoria das condições de saúde e do estado nutricional dos escolares, sendo um ambiente estratégico para a concretização de iniciativas que promovam a educação alimentar e nutricional.

Fonte: FNDE
Título original: FNDE publica nota técnica sobre educação alimentar e nutricional no PNAE