Carregando

Saiba mais sobre a Conae e Conape

14/12/2021 | Undime

Entenda quando serão realizadas e quais são as etapas preparatórias para cada uma delas

A Conferência Nacional de Educação (Conae) é realizada a cada quatro anos e representa um espaço aberto e articulado entre poder público e sociedade para promover o desenvolvimento da educação nacional. Ela é organizada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). Para que a Conferência Nacional aconteça, prevista para os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022, se faz necessário a realização das Conferências Municipais, Estaduais e Distritais.

A quarta edição da Conae terá como tema a “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. As pautas debatidas nos dias de evento perpassarão pelo Novo Plano Nacional de Educação 2024-2034; Sistema Nacional de Educação; Educação Nacional, abordando aspectos como formação de professores e formação continuada; Base Nacional Comum Curricular – Currículos; financiamento, entre outros; e Equidade e Qualidade na Educação.

Na busca pela garantia de um espaço democrático de discussão e de preservação da qualidade social da Educação, as Comissões Permanentes do Fórum Nacional de Educação (FNE) decidiram pela prorrogação do prazo final para a realização das Conferências Municipais de Educação, que poderão ser realizadas até o dia 31 de janeiro de 2022. As Conferências Estaduais e Distrital de Educação devem ser realizadas de 1º de março a 30 de abril de 2022.

Confira abaixo os documentos referentes à IV Conae:

Documento Referência
Regimento Interno
Orientações para a realização das Conferências Municipais, Intermunicipais, Estaduais e Distrital de Educação

Saiba mais em https://fne.mec.gov.br/ 

 

A Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) é promovida pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), uma articulação de entidades nacionais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação, que pauta a luta pela educação pública, inclusiva e de qualidade social. A 2ª edição da Conape tem a etapa nacional prevista para os dias 15, 16 e 17 de julho de 2022 e será realizada no Centro de Convenções de Natal/RN.

A Conape terá como tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”, e como lema “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

A proposta é debater assuntos como Plano Nacional de Educação; Sistema Nacional de Educação; direitos humanos e diversidade; valorização dos profissionais da educação; gestão democrática e financiamento da educação, entre outros.

Assim como na Conae, para a realização da etapa nacional da Conape, em 2022, é necessário que sejam realizadas as Conferências Livres e Temáticas; Conferências municipais, intermunicipais/territoriais/regionais (realizadas preferencialmente no primeiro semestre de 2021); e Conferências Estaduais e Distrital (a partir do segundo semestre de 2021 até o primeiro semestre de 2022).

Confira abaixo os documentos referentes à II Conape:

Caderno Virtual Conape 2022
Regimento da Etapa Nacional - Conape 2022
Documento de Referência
Orientações rumo a Conape
Regimento interno do FNPE

Saiba mais em https://fnpe.com.br/conape2022/ 

Fonte: Undime com informações da Conae e Conape
Título original: Conferência Nacional de Educação e Conferência Nacional Popular de Educação: saiba mais!