Carregando

Professores serão entrevistados sobre o uso de tecnologias

05/11/2021 | nic.br com adaptações

Pesquisa TIC Educação está na 12ª edição e, por conta das medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia de covid-19 no país, as entrevistas serão por telefone


Pelo décimo segundo ano consecutivo, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação sob os auspícios da UNESCO – Cetic.br realiza a Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras, conhecida também como pesquisa TIC Educação.

Como em edições anteriores, a Undime junto ao Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) acompanharão a realização do referido estudo. O Cetic.br é o responsável pela coordenação e publicação de pesquisas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no Brasil.

O objetivo principal do projeto é fornecer dados que possam embasar políticas públicas de disponibilidade de tecnologia nas escolas, como recursos educacionais digitais, qualidade de conexão à Internet e apoio aos professores no uso destas tecnologias em atividades de ensino e de aprendizagem e na orientação dos alunos para o uso crítico, seguro e responsável.

Os pesquisadores visitam as escolas para entrevistar alunos, professores, coordenadores pedagógicos e gestores sobre o acesso, o uso e a apropriação das tecnologias pela comunidade escolar e pelas escolas. Entretanto, por conta das medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia de covid-19 no país e a manutenção da suspensão de aulas presenciais em algumas escolas, as entrevistas serão realizadas por telefone, junto aos professores das escolas participantes da edição 2020 da pesquisa.

O contato com as escolas é realizado pelo instituto de pesquisas Ipec - Inteligência em Pesquisa e Consultoria e ocorrerá entre os meses de outubro de 2021 e março de 2022. As entrevistas via contato telefônico possuem uma duração média de 20 a 30 minutos para cada professor.

As informações fornecidas pelas escolas são sigilosas, isto é, respeitam os protocolos de ética na realização de pesquisas e os dados por escola não serão divulgados de forma individual.

Acesse os resultados das coletas dos anos anteriores no link: https://cetic.br/pt/pesquisa/educacao/indicadores/ 

As dúvidas podem ser esclarecidas por meio do FAQ da pesquisa: https://cetic.br/pt/pesquisa/educacao/faq/


Título original: Professores serão entrevistados sobre o uso de tecnologias em atividades presenciais, remotas e híbridas

Fonte: nic.br com adaptações
Foto: Cetic