Iniciativa do Programa Melhoria da Educação, do Itaú Social, tem por objetivo auxiliar na implementação de ações de gestão inclusiva, que permita acesso a todos nas escolas regulares
Para garantir o direito pleno à educação, as escolas regulares precisam assegurar a matrícula de todos os alunos em suas classes regulares, com os apoios necessários. Para auxiliar as secretarias municipais de educação nesta missão, o Itaú Social lançou a tecnologia educacional “Gestão inclusiva: pessoas com deficiência”, que tem por objetivo a implementação de ações para que todas as crianças, adolescentes e jovens com deficiência em idade escolar sejam matriculados e que tenham a garantia da aprendizagem.
As secretarias municipais de educação são responsáveis pela promoção de estratégias para que a gestão pense e estabeleça ações e metas em conjunto com as pessoas com deficiência, considerando as legislações vigentes e a pluralidade das comunidades escolares. A tecnologia educacional, elaborada com a parceria técnica do Instituto Rodrigo Mendes e testada por meio do programa Melhoria da Educação, apresenta as dimensões deste trabalho de implementação, monitoramento e avaliação, além da formação para técnicos e outros profissionais da educação.
“Garantir a equidade de acesso e aprendizado para estudantes com deficiência é um desafio para as redes de ensino. É importante que as secretarias se debrucem sobre sua realidade com o objetivo de não deixar ninguém para trás, garantindo a acessibilidade, tendo diálogo com a comunidade e propondo estratégias pedagógicas inclusivas”, destaca a coordenadora de Implementação Municipal do Itaú Social, Sonia Dias.
Um dos municípios que já implementou a tecnologia é Itapevi, localizado na região metropolitana de São Paulo. “Permitiu aos participantes desconstruir a visão assistencialista para com os estudantes com deficiência. Nosso papel é o de derrubar barreiras e pensar maneiras de favorecer a aprendizagem, pois toda pessoa é capaz de aprender”, explicou a professora da rede municipal, Sandra Mara Robles Domingues, que lidera o Gerenciamento de Atendimento Educacional Especializado (Gaee). Segundo ela, um dos paradigmas quebrados nos encontros de formação foi o de que só os especialistas são detentores do saber. Todos os profissionais da escola são responsáveis pela educação especial.
Resultados esperados
Melhoria da Educação
O programa, desenvolvido há mais de 20 anos pelo Itaú Social, tem por objetivo contribuir com o fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade. Em seu site, também estão disponíveis as tecnologias educacionais Gestão da Educação para a Equidade Racial, Planejamento estratégico e Gestão de pessoas e de recursos. Além disso, a plataforma oferece o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento disponível para que os gestores avaliem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação.
Serviço
Tecnologia Educacional “Gestão inclusiva: pessoas com deficiência”
Público: Dirigentes municipais de educação, equipes técnicas das secretarias de educação
Conteúdo: implementação, monitoramento e avaliação de uma gestão inclusiva, apoiada nos seguintes temas: Diretos Humanos e Direito à Educação; Histórico do movimento pela conquista dos direitos das pessoas com deficiência; Gestão na perspectiva inclusiva e política pública; Acessibilidades e tecnologia assistiva; Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem; Estratégicas pedagógicas na perspectiva inclusiva e currículo; Rede de proteção e diálogo entre educação e saúde; Atendimento Educacional Especializado (AEE) e trabalho colaborativo.
Iniciativa: Itaú Social
Parceria técnica: Instituto Rodrigo Mendes
Gratuito
Fonte: Itaú Social
Foto: Leonne Sá Fortes
Título original: Tecnologia educacional auxilia secretarias municipais a garantir acesso com qualidade aos estudantes com deficiência