Iniciativa do Itaú Social oferece instrumentos para desenvolver uma cadeia formativa entre a secretaria estadual de educação e as redes municipais a fim de atender as fragilidades de cada território
Iniciativas de colaboração entre estados e municípios são fundamentais para alcançar os objetivos de melhoria da educação pública. Elas são cada vez mais frequentes para o enfrentamento de dificuldades técnicas e financeiras, mas ainda é necessário avançar em direção a uma articulação intergovernamental que potencialize a aprendizagem dos estudantes.
Por meio do programa Melhoria da Educação, o Itaú Social lançou a tecnologia educacional Colaboração entre estado e municípios através de uma cadeia formativa, disponível gratuitamente. Durante a implementação, serão oferecidos métodos e instrumentos para promover o diálogo entre estado, órgãos regionais, municípios e escolas para a construção de estratégias para a gestão da aprendizagem.
“A ideia é que, em movimento de apoio e colaboração, essas instâncias ampliem as condições e assegurem a melhoria dos resultados da aprendizagem dos estudantes”, destaca a coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa CEDAC, parceira técnica do programa Melhoria da Educação, Lucinha Magalhães.
A promoção dessa rede colaborativa deverá ocorrer após um diagnóstico identificando as fragilidades da aprendizagem dos estudantes no território. Com base nessas dificuldades será possível adotar estratégias que atendam melhor a necessidade da comunidade escolar, como a alfabetização, a leitura e/ou a matemática.
Resultados esperados
Melhoria na Educação
O programa tem por objetivo contribuir com o fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade. Sua atuação se dá por meio da implementação de tecnologias educacionais, cursos, encontros formativos e assessorias técnicas.
As tecnologias educacionais são metodologias testadas e aprovadas por secretarias municipais de todo o país, que podem ser replicadas de forma autônoma e com possibilidade de adaptá-las para responder contextos variados. Para implementá-la, é preciso envolvimento do gestor e sua equipe que vão ajustar as ações conforme a realidade local do município.
Em seu site, disponíveis as tecnologias educacionais:
▪ Gestão da Educação para a Equidade Racial;
▪ Planejamento estratégico;
▪ Gestão de pessoas e de recursos;
▪ Gestão Inclusiva: pessoas com deficiência;
▪ Gestão do Acompanhamento das Aprendizagens;
▪ Formação em Matemática nos anos iniciais.
Além disso, a plataforma oferece o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento disponível para que os gestores avaliem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação
Assista ao vídeo da iniciativa:
Título original: Tecnologia educacional busca fortalecer colaboração entre estados e municípios para a aprendizagem de estudantes
Fonte: Itaú Social