O Conviva tem novidades na área de Troca de Experiências. Esperamos que gostem das mudanças e que as melhorias colaborem para o trabalho da secretaria! Conheça abaixo quais foram as alterações:
Para otimizar o uso da área de “Experiências” por parte dos usuários e incentivar a diversidade de municípios na participação e publicação de relatos, a partir de agora contamos com novas regras e forma de aprovação de textos.
Veja como fica o fluxo de criação de um relato:
O primeiro passo é o usuário acessar a aba “Rede” > “Experiências”. Ao clicar no botão “Adicionar Experiência”, basta preencher o formulário, levando em conta as perguntas que direcionam o registro. Depois disso, há duas opções: o usuário pode clicar no botão “Salvar rascunho” (e então finalizar o texto posteriormente) ou em "Enviar para análise" (a equipe do Conviva recebe o texto para análise e ajustes para publicação). Nesses dois casos, é importante saber que é obrigatório:
- Definir o título da experiência;
- Em cada pergunta do formulário (exceto na questão "Como o Conviva ajudou no processo", que não tem quantidade mínima de texto), escrever um texto que contenha no mínimo 250 caracteres;
- Marcar a opção de aceite dos termos de uso.
Sem essas informações, o texto não poderá ser salvo e o registro será perdido.
Ao salvar o rascunho ou enviar o registro para análise do Conviva, tanto a pessoa que criou a experiência quanto o Dirigente Municipal de Educação (DME) e o Usuário Principal (UP) do município serão avisados sobre o relato por meio de notificação na plataforma e mensagem de e-mail.
Após analisar o material recebido, a equipe do Conviva pode indicar dois caminhos diferentes:
Texto em análise para posterior aprovação
Quando o texto tem informações relevantes e precisa de poucos ajustes para ser publicado, a equipe do Conviva entra em contato com o autor do texto via e-mail ou por telefone, complementa as informações e faz adequações no texto. Depois de o autor do texto aprovar os ajustes no texto via e-mail, a experiência é publicada e pode ser vista por todos os usuários cadastrados na plataforma.
Texto reprovado e reenviado
Quando o texto enviado pelo autor da experiência precisar de muitos ajustes, a equipe do Conviva irá reprovar o registro, enviar uma justificativa e sugerir de que forma o texto pode ser complementado.
O autor do texto (assim como o Dirigente Municipal de Educação e o Usuário Principal) vai receber uma notificação de reprovação do relato (via plataforma e e-mail) e poderá editar o texto. Ao clicar no botão “Enviar para análise”, esse texto recebe o status de “Em revisão”. A equipe do Conviva fica então responsável por fazer nova verificação do texto antes de publicá-lo. Também é possível salvar o texto em rascunho enquanto o envio não é feito - porém, enquanto estiver em rascunho, o texto não será visto pelo Conviva e, por isso, não poderá ser publicado.
Limite de textos
Uma das novas regras que precisam ter mais atenção do usuário é o limite de relatos: apenas três textos por município serão publicados a cada seis meses (ou 180 dias).
Por isso é muito importante que toda a Equipe da Secretaria priorize quais experiências deverão ser registradas!
Por exemplo: o município teve uma experiência publicada em janeiro, outra em fevereiro e a terceira em março. Após passar os 180 dias de cada uma delas, a equipe da SME poderá enviar novos textos para análise. Nessa situação, os profissionais poderão ter publicados um texto em julho, outro em agosto e o seguinte em setembro.
Saiba mais:
Aqueles que já tiverem três textos publicados não poderão enviar outros textos para análise, somente salvá-los como rascunho.
Passado o limite de 180 dias de cada texto publicado, novos textos podem ser enviados para análise da equipe do Conviva e, posteriormente, publicados.
O município que não tiver três textos publicados no período de 180 dias, a contar do primeiro texto publicado, pode fazer quantos relatos quiser e enviar para análise. Porém, deve estar ciente que o limite de publicações obedecerá essa regra.
Somente usuários da Equipe da Secretaria podem adicionar experiências, e não cadastrados que estão lotados nas escolas.
Ao enviar a experiência, o texto será enviao para um fila de análise. Portanto, basta aguardar que a equipe do Conviva entrará em contato para dar seguimento à publicação.
Ainda tem dúvidas? Acesse os recursos de ajuda da plataforma ou entre em contato com a nossa equipe de suporte: contato@convivaeducacao.org.br