Dia 10 de agosto, entraram no ar mais seis novos formulários na ferramenta de Memorial de Gestão da plataforma Conviva. Os temas abordam as áreas de gestão de Estrutura e Documentação, Pessoas, Pedagógica, Transporte Escolar e Relacionamento SME e Escolas, e ainda questões sobre a Educação Municipal no Contexto da Pandemia. “Organizamos questionários sobre os diferentes aspectos do trabalho das secretarias municipais de educação para favorecer a construção de um relatório completo das iniciativas realizadas. E como a pandemia do novo coronavírus exigiu muitas adaptações nas secretarias em 2020, criamos questões específicas para que a equipe descreva como se organizou para continuar garantindo o direito à educação dos estudantes, mesmo enquanto as escolas estão fechadas”, explica Elis Verri, gestora do Conviva. Ter um histórico desse período de forma sistematizada possibilita que os profissionais que assumirem em 2021 entendam os desafios ocasionados pela pandemia.
A ferramenta tem, no total, 13 formulários: sete deles foram lançados em junho, conforme você vê nesta reportagem, sobre Aspectos Gerais da Gestão, Regime de Colaboração, Plano Municipal de Educação, além de Gestão Democrática, Administrativa, Alimentação Escolar e Orçamentária e Financeira.
Não há uma ordem correta de preenchimento e nem obrigatoriedade de que todos os formulários estejam completos, porém, quanto mais corretos e precisos os registros, mais informações serão disponibilizadas sobre esta gestão, possibilitando a continuidade das políticas públicas em 2021. “É interessante as equipes explorem as perguntas requeridas em cada formulário do Memorial e verifiquem as informações que precisam reunir. Essa organização favorece o planejamento e evita que o preenchimento fique para a última hora”, reforça Elis. “Também é importante que as equipes se organizem para finalizar o preenchimento do Memorial da gestão até o final do ano, para que ele já fique disponível para a equipe que entrar em 2021”, complementa.
Integração das ferramentas
Muitos dos dados já preenchidos pelas secretarias de educação nas ferramentas do Conviva podem ser integrados aos campos de preenchimento do Memorial automaticamente, tornando o trabalho mais ágil e preciso. A área de Introdução mostra um passo a passo de toda a ferramenta, e a parte final, no item de “Notas técnicas”, há informações sobre as integrações dos dados.
As questões da ferramenta de Memorial que permitem essa integração estão indicadas com a letra “i” e são acompanhadas de explicações e dicas. Nas áreas de Transporte, Estrutura e Documentação e Pessoas há uma maior complexidade: para puxar automaticamente os dados das escolas e matrículas do ano (questões 2 e 3 de Estrutura e Documentação), os profissionais da rede (questões 2 e 5 de Pessoas) e os estudantes atendidos pelo transporte (questão 3 de Transporte Escolar), veja o esquema a seguir:
Preparativos para a transição de gestão
Em pouco mais de um mês em que a ferramenta está no ar, mais de 300 municípios de todo o país iniciaram o preenchimento das questões e agora podem complementar as informações nos novos questionários!
Os articuladores do Conviva responsáveis pelo atendimento das equipes das secretarias de educação de cada estado (veja aqui a lista de articuladores e os contatos de cada profissional) estão preparados para tirar as dúvidas dos municípios sobre o preenchimento. As seccionais da Undime também estão organizando, em parceria com os articuladores, encontros virtuais para discutir a transição de gestão da educação municipal (veja o calendário dos eventos). Três dos municípios que apresentaram seus depoimentos nesses encontros estaduais foram destaque desta reportagem. Os Dirigentes Municipais de Educação de Bom Despacho (MG), Jaguaré (ES) e Valparaíso de Goiás (GO) mostraram como receber o Memorial de Gestão em 2017 favoreceu o trabalho durante o mandato e de que forma estão se organizando em 2020 para elaborar um novo relatório.
Para saber mais:
- Em setembro, os articuladores do Conviva gravaram um vídeo falando sobre a importância de os municípios não deixarem para depois o preenchimento da ferramenta. Veja:
- Dia 13 de agosto, fizemos um vídeo ao vivo no Facebook do Conviva apresentando as novidades da ferramenta de Memorial de Gestão. Assista abaixo:
- Publicamos 12 reportagens sobre o preenchimento de diferentes ferramentas do Conviva e o impacto na transição de gestão. Acesse o Calendário de Ações para saber quais foram os temas abordados e leia aqui o mais recente texto, que tem também o link para todos os anteriores;
- A área de conteúdo sobre Memorial de Gestão explora os seguintes aspectos: Transição com compromisso, Organização e acompanhamento das informações, registro dos dados da rede municipal, realização da transição e rotina;
- Na página de Dúvidas Frequentes está organizada para dar respostas às questões recorrentes;
- Dia 29 de junho, realizamos uma videoconferência do Conviva sobre transição de gestão e o Memorial de Gestão. Participaram Elis Verri (coordenadora do Conviva) e Luiz Miguel Martins Garcia (presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP):
- Dia 6 de julho, fizemos um vídeo ao vivo de apresentação e navegação das páginas do Memorial de Gestão:
A seguir, assista ao vídeo formativo sobre transição de gestão e compartilhe com sua equipe esses conhecimentos:
Registre as conquistas da secretaria de educação alcançadas em todo o mandato, deixe seu legado e proporcione a continuidade das políticas da educação!
(texto publicado em 7 de agosto e atualizado em 16 de setembro)