Em 2020 há eleições municipais e, em 2021, possíveis mudanças na equipe da secretaria de educação. Para que as ações realizadas até hoje sejam conhecidas pelos novos profissionais e que haja continuidade das políticas da educação, registrar as informações é essencial.
Procurando colaborar com os municípios neste momento, o Conviva lançou dia 22 de junho a ferramenta de Memorial de Gestão. A funcionalidade é organizada em diversos formulários, cada um relativo a uma área de gestão, como Administrativa, Pedagógica, Orçamentária e Financeira ou de Alimentação.
O preenchimento dos formulários deve ser feito por profissionais autorizados pelo Usuário Principal do município cadastrado no Conviva – que é o Dirigente Municipal de Educação (DME) ou alguém indicado por dele – na área de “Permissões das Ferramentas”.
“A equipe precisa garantir que os dados registrados sejam os mais corretos e detalhados. Uma sugestão é planejar uma estratégia, indicando os responsáveis de cada setor, e um cronograma de preenchimento para que as ações não fiquem concentradas nos últimos meses do ano. Quanto antes a secretaria puder começar, melhor!”, diz Elis Verri, coordenadora do Conviva.
O lançamento da ferramenta de Memorial está dividido em duas fases. Em junho estão disponíveis sete questionários: Aspectos Gerais da Gestão, Regime de Colaboração, Plano Municipal de Educação, além de Gestão Democrática, Administrativa, Alimentação Escolar e Orçamentária e Financeira (veja as melhorias realizadas em julho). Em agosto, serão lançados os demais formulários.
A seguir, assista ao vídeo formativo sobre transição de gestão e compartilhe com sua equipe esses conhecimentos:
Como encontrar mais informações
Veja as sugestões:
- Há diversos recursos de ajuda preparados para apoiar as equipes das secretarias municipais de educação. Clique no botão “Podemos Ajudar” na ferramenta de Memorial de Gestão ou diretamente nestes links para ler o texto de Introdução e as respostas para dúvidas frequentes.
- Os articuladores e articuladoras do Conviva em cada estado estão preparados para colaborar com seu trabalho no uso da ferramenta de Memorial de Gestão. Nesta reportagem você encontra os dados de toda a equipe. Entre em contato!
- O Canal Futura preparou um programa dedicado à transição de gestão. Veja só na íntegra neste link.
- Dia 29 de junho, a videoconferência do Conviva foi sobre transição de gestão e o Memorial de Gestão. Participaram da discussão Elis Verri (coordenadora do Conviva) e Luiz Miguel Martins Garcia (presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP). Confira a seguir:
Dia 6 de julho, fizemos um vídeo ao vivo de apresentação e navegação das páginas do Memorial de Gestão. Aprenda, na prática, como usar a ferramenta! Assista abaixo: