Terminou o prazo para as secretarias municipais de educação baixarem o Censo Escolar 2018 no sistema Educacenso. Se sua equipe já realizou esse processo, é hora de fazer o próximo passo: importar o arquivo para a plataforma Conviva Educação!
Com isso, as equipes têm a possibilidade de ter os dados oficiais na plataforma, com preenchimento automático das ferramentas de Estudantes, Profissionais, Escolas e Matrículas. É possível consultá-las e atualizá-las durante todo o ano.
A seguir, encontre informações sobre como realizar a importação e o que fazer depois de ter os dados no Conviva. Veja também os materiais de apoio e os benefícios de se realizar esse processo.
Atenção ao prazo: é possível realizar a importação dos dados no Conviva até 28 de maio.
Como preparar os dados da secretaria para realizar a importação
Se sua equipe já utiliza as ferramentas de Profissionais, Escolas e Matrículas e Estudantes do Conviva, veja como preparar as informações antes de fazer a importação dos dados:
1) Confira o CPF dos cadastrados na ferramenta de Profissionais;
2) Em Estudantes, preencha o campo identificação única do aluno (Inep) corretamente;
3) Ajuste o nome das unidades escolares em Escolas e Matrículas de acordo com o nome declarado no Censo;
4) Se já tiver turmas de 2018 cadastradas, preencha o campo Código de escola – Inep corretamente;
5) Exporte os dados das ferramentas de Estudantes e Profissionais para ter um backup dos registros.
Nos vídeos abaixo, veja mais explicações sobre os preparativos e a importação dos dados para o Conviva:
É sempre bom lembrar: são importados os dados de Matrícula Inicial do Censo Escolar 2018 (alunos, turmas, escolas e profissionais). Não são importados dados de aprovação e transferência dos alunos.
Dados sempre atualizados
Ao realizarem a importação do Educacenso, os municípios têm um retrato das informações de sua rede. Para que os dados estejam sempre em dia, a secretaria pode se organizar para atualizar as ferramentas de estudantes, profissionais, escolas e turmas de forma cotidiana. Compartilhar essa responsabilidade com as escolas cadastradas no Conviva ou dividir a função entre os componentes da equipe da secretaria são possíveis formas de organização.
No vídeo a seguir, saiba mais:
Os benefícios de ter os dados da matrícula inicial do Censo Escolar 2018 no Conviva
- Com os dados de escolas, estudantes e profissionais completos, fica mais fácil usar outras ferramentas do Conviva, como a de Rotas do Transporte Escolar, por exemplo, intensificando o trabalho da secretaria em outras áreas de gestão;
- Se no seu município há cadastrados no Conviva lotados em escolas, passa a ser mais ágil o gerenciamento, por esses profissionais, das informações da respectiva unidade escolar;
- Sua equipe trabalha em uma única base de dados, sem divergência de informações;
- O conjunto de dados disponíveis é amplo, o que permite análises de acordo com o contexto do município. Depois da importação feita, é interessante mobilizar sua equipe para refletir sobre eles;
- As evidências muitas vezes deixam claros problemas antes não perceptíveis. Ao identificá-los, planeje as próximas ações.
Depoimentos de municípios que realizaram a importação
Em 2018, as secretarias de educação de Jaciara (MT), Porto Grande (AP), Ponta Porã (MS) e Campos Novos (SC) nos contaram sobre o processo de importação dos dados do Educacenso, conforme você lê nesta reportagem. Outras localidades viram o potencial de ter os dados de estudantes, profissionais, escolas e turmas preenchidos por completo para seus planejamentos e ações. Foi o caso das experiências de Santiago (RS) e Bento Gonçalves, registradas neste texto, e neste de Valparaíso de Goiás (GO), que atingiu melhorias no IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
No vídeo abaixo, acompanhe outros depoimentos:
Tire suas dúvidas!
Os recursos de ajuda da ferramenta de Importação do Educacenso foram elaborados para esclarecer suas questões. Clique no botão laranja da página, em que há escrito a pergunta “Podemos ajudar?” ou abaixo, diretamente nos links abaixo:
Também elaboramos dois outros materiais, disponíveis na Biblioteca, para te ajudar:
Lembre-se: o articulador ou a articuladora responsável pelo atendimento em seu estado estão à disposição para te apoiar! Se necessário, escreva para contato@convivaeducacao.org.br) ou no Whatsapp 21 98298-2013.