Como realizar as propostas pedagógicas da educação infantil de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? O que são os direitos de aprendizagem e de que forma interação e brincadeira devem ser contemplados em sala de aula? Como trabalhar com os cinco campos de experiências (o eu, o outro e o nós; corpo, gesto e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações)?
Pensando nos desafios de implementação da BNCC, o Movimento pela Base Nacional Comum elaborou materiais para apoio das secretarias. Eles podem subsidiar discussões e serem utilizados nas Semanas Pedagógicas (leia reportagem do Conviva sobre esses encontros entre educadores e secretarias) e formações continuadas ao longo de 2019.
O vídeo ao vivo transmitido em janeiro com as especialistas em educação infantil Zilma de Oliveira (Instituto Superior de Educação Vera Cruz, livre-docente aposentada da Universidade de São Paulo e consultora do Ministério da Educação na elaboração da BNCC) e Beatriz Ferraz, diretora da Escola de Educadores, está disponível na íntegra neste link, na página de Facebook do Movimento pela Base, e nos trechos selecionados abaixo pelo Conviva:
As especificidades da educação infantil, o documento que baseou a organização por campos de experiências (e não disciplinas) e explicações sobre cada um dos campos:
O que são as experiências da criança e como isso se relaciona com o trabalho do professor:
O que são os direitos de aprendizagem e como estão presentes na prática pedagógica:
A importância dos objetivos e dos direitos de aprendizagem:
Outros materiais de destaque sobre esse tema que o Movimento pela Base elaborou estão reunidos neste link e também abaixo.
1) Publicação Campos de Experiências: Efetivando Direitos e Aprendizagens na Educação Infantil, escrita pela especialista Zilma de Oliveira. Pode ser utilizada nos momentos de formação com coordenadores e diretores pedagógicos escolares e técnicos de secretarias e traz discussões sobre a organização de atividades pedagógicas baseadas nos Campos de Experiências. Está disponível na Biblioteca do Conviva neste link e de forma resumida no PDF interativo.
2) Já o Curso “Os Campos de Experiências na BNCC da Educação Infantil” foi realizado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em parceria com a Associação Nova Escola e o Instituto Singularidades. É online, gratuito e tem duração de duas horas. O foco do EAD é apresentar aos professores a proposta da BNCC para a educação infantil, mostrar como se difere dos referenciais curriculares, e de que forma os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento podem ser efetivados na prática.
Conheça outros EAD de interesse das secretarias de educação na área de cursos a distância do Conviva, no link abaixo:
“A educação infantil que queremos construir” é o tema do vídeo que o Conviva elaborou levando em conta as orientações da BNCC. Você assiste a seguir:
Encontre explicações sobre a BNCC também na área de gestão pedagógica do Conviva: