O Programa Escola do Adolescente foi lançado dia 27 de novembro com o objetivo de promover a melhoria da aprendizagem dos estudantes da última etapa do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Para isso, atua na aproximação com os adolescentes, na formação de gestores e professores, no fortalecimento da gestão pedagógica e no apoio diferenciado para escolas vulneráveis. Entre 10 e 31 de dezembro, será possível as secretarias municipais de educação fazerem a adesão ao programa pelo site adolescente.mec.gov.br. Depois do registro da secretaria, entre 11 e 31 de dezembro, o sistema estará liberado também para as escolas.
No vídeo gravado com o Ministério da Educação (MEC) especialmente para o Conviva, veja as explicações de Aricélia Ribeiro do Nascimento, coordenadora geral do ensino fundamental, Leonardo Pedreira, da diretoria de currículos e educação integral e Bruna Caruso, diretoria de formação dos profissionais da educação básica.
Os pontos ressaltados por essa equipe foram:
- os dados da educação básica que impulsionaram a criação do programa;
- os programas criados pelo MEC para outras etapas da educação básica;
- as ações e inovações trazidas pelo programa Escola do Adolescente para os diferentes interlocutores: estudantes, professores e gestores;
- o prazo e a forma de adesão para as secretarias e as escolas;
- não há repasse de recursos para as secretarias, exceto para as 13 mil escolas prioritárias que já fazem parte do Novo Mais Educação.
Assista:
“Este é um marco muito importante para olhar as adolescências, diversidades e singularidades dos sujeitos que frequentam a escola. Assim como os outros programas do Ministério, está ancorado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, diz Aricélia.
Suas dúvidas sobre o programa podem ser tiradas ao vivo na videoconferência do Conviva que ocorre dia 13, às 15h (hora de Brasília e de verão).
Registre suas dúvidas neste link.
Acompanhe a transmissão ao vivo clicando aqui!