Carregando

Novidades da plataforma: tipos de evento e estoques antigos

29/05/2018 | Conviva Educação

Baixem seus estoques antigos!

O botão "Estoques Antigos" em Estoques será desativado. Essa opção foi criada quando a ferramenta passou por mudanças, dessa forma, o município que já tinha registros nela poderia regastá-los e recadastrá-los no novo formato. A opção estará disponível até o dia 8 de junho de 2018. Após essa data, não será possível recuperá-los.

Acesse a ferramenta, clique no botão e verifique se seu município possui arquivos para baixar. Se sim, clique em "Exportar como XLS" para transferir o arquivo para seu computador. 

Novidades na plataforma

O Conviva está revisando algumas das ferramentas e, nesta primeira etapa, estamos adequando e incrementando a de Agenda, a de Calendários Escolares e a de Espaços Escolares. Essas melhorias foram levantadas com os usuários do Conviva, por meio de visitas, conversas com os articuladores e considerando todo o histórico de demandas que temos. 

Tipos de evento

Agora é possível criar tipos de evento para Calendários Escolares e Agenda. Com essa funcionalidade, os usuários terão mais recursos para personalizar as ferramentas, de acordo com as necessidades de cada município. Veja como funciona:

1) Vá até Ferramentas -> Configurações -> Cadastro de Tipo de Evento

2) Clique em Novo para adicionar um tipo de evento. Lembre-se: são categorias para facilitar a organização dos seus eventos e calendários. Preencha o título desse tipo de evento e a descrição (opcional). 

Na opção Símbolo, escolha um que representará o seu evento na impressão de calendário ou agenda em preto e branco. Na opção cor, selecione a cor que indicará o evento na visualização da ferramenta e também nas impressões coloridas

Em Tipo de Evento, escolha em qual ferramenta essa categoria aparecerá: se em Calendários Escolares ou Agenda, ou em ambas ferramentas.

Clique em Salvar.

3) Na área de Tipo de Evento, aparecerão todos as categorias criadas. É possível editá-las ou excluí-las. Atenção: caso alguma dessas categorias já esteja em uso em um evento em Agenda ou Calendários Escolares, não será possível excluí-la. Se for necessário removê-la, desvincule-a do evento antes. 

4) As categorias aparecerão nas ferramentas, e com as respectivas cores selecionadas.Em Calendários Escolares, a legenda aparecerá com as cores e os tipos de eventos que foram cadastrados, e lá será possível imprimir em preto e branco, para visualizar os símbolos. O Conviva deixou alguns tipos como padrão, que não podem ser alterados, pois valem para todos os municípios. Faça o teste!

Ajustes em Calendário Escolar

• Edição de calendário: até então, apenas o criador do calendário tinha acesso à edição e à inclusão de eventos. Agora, todos os usuários que têm permissão para editar poderão atualizar os calendários. 

• Sábados letivos: ao criar um calendário, o usuário poderá marcar se todos os sábados, entre o início e o fim das aulas, são dias letivos. 

• Erro corrigido: até então, caso algum evento em Calendário tivesse sido marcado como "Dia letivo", sendo que não era para ser, se o usuário tentasse desmarcar, a alteração não ficava salva. Esse erro foi corrigido.

Ajustes em Agenda

• Filtro para Tipos de Evento: com a nova funcionalidade, está disponível na ferramenta de Agenda um filtro para exibir os eventos de um determinado tipo.

Ajustes em Espaços Escolares

• Trava para exclusão de questionários: até então era possível excluir uma escola, mesmo que algum questionário da ferramenta de Espaços Escolares tivesse sido aplicado a ela. Agora, não será permitido excluir uma escola em Escolas e Matrículas se ela estiver vinculada a algum questionário. Um aviso será exibido nessa situação.

Em caso de dúvidas, contate a articuladora ou o articulador do seu estado!